O crescimento expressivo das compras feitas na Internet pelo consumidor brasileiro fez com que a SAP Brasil – empresa de desenvolvimento de software empresarial – criasse o Retail Innovation Center (RIC), espécie de showroom para que os varejistas possam agregar a suas operações maior comodidade aos que gostam de fazer suas aquisições via celular ou via mobile commerce.

O objetivo do projeto da SAP é apresentar aos players do varejo, os recursos e benefícios do comércio eletrônico móvel, grande tendência do momento tanto que, a maior rede varejista do Brasil – o Grupo Pão de Açúcar (GPA) – está em processo de implantação do sistema em algumas de suas lojas e pretende, ao longo do tempo, expandir para outras bandeiras de sua rede.

Outra rede que já aderiu ao mobile commerce (m-commerce) foi a também supermercadista Walmart que desde o começo do ano possui esse novo canal de compras pela Internet, disponível ao consumidor brasileiro.

Tecnologia

No ambiente virtual, será permitido aos varejistas ajudar na decisão do cliente de quando comprar, o que comprar, e quando visitar uma loja on-line, além de otimizar o seu tempo ao fazer compras em qualquer lugar por meio de celulares com sistema Android e IOS (iPhone).

O centro desenvolvido pelo player de tecnologia possui um ambiente totalmente integrado, que vai desde a captura dos pedidos realizados nas gôndolas virtuais – painéis com imagens dos produtos à venda, como frutas, verduras, roupas, entre outros – , até o faturamento e entrega dos produtos, tudo para que o varejista consiga acompanhar de perto o hábito desse consumidor via m-commerce.

Segundo Elia Chatah, Industry Principal para o Setor de Varejo, com o sistema desenvolvido pela SAP, será possível ter acesso a um número maior de informações referentes ao consumidor.

“As empresas deste mercado, manipulam grandes volumes de informação, gerenciam uma enorme quantidade de transações e precisam tomar decisões rapidamente. Por isso, trabalhamos para desenvolver soluções inovadoras de mobilidade, que se transformam em diferenciais competitivos para nossos clientes”, disse.

(Por DCI) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo