Showroom com gôndolas virtuais permite compras com dispositivos móveis fora das lojas, em locais públicos

Para atender a crescente demanda dos consumidores por maior interatividade no momento de suas compras, fazendo uso intensivo da mobilidade, a SAP Brasil inaugurou, no dia 14, o Centro de Inovação para o Varejo, um showroom pioneiro de mobile commerce (m-commerce) para o Varejo.

O objetivo do projeto é apresentar aos clientes locais os recursos e benefícios do comércio eletrônico móvel, grande tendência do momento, por permitir ao Setor de Varejo auxiliar na decisão do cliente de quando comprar, o que comprar, e quando visitar uma loja, além de otimizar o seu tempo ao fazer compras em qualquer lugar (nos metrôs ou aeroportos, por exemplo) por meio de seus dispositivos móveis.

O Centro de Inovação para o Varejo possui um ambiente de tecnologia totalmente integrado: desde a captura dos pedidos realizados nas gôndolas virtuais – paineis com imagens dos produtos à venda, como frutas, verduras, roupas, entre outros–, até o faturamento e entrega dos mesmos.

Outro cenário possível de ser visualizado no Centro de Inovação para o Varejo é a venda direta de produtos por meio do PDV da Itautec, que está totalmente integrado com as soluções SAP POS Data Management (concentrador de cupons fiscais) e a solução SAP for Retail. Por meio de monitores instalados no show room, é possível acompanhar em tempo real os resultados das vendas, o nível do estoque e outras informações gerenciais.

A facilidade de uso é outro diferencial da tecnologia de comércio móvel para o varejo. Antes de efetuar as compras, o consumidor só precisa baixar um aplicativo desenvolvido pela SAP em conjunto com o parceiro CI&T na plataforma SAP Unwired Platform, por meio do qual será possível visualizar todos os produtos disponíveis. Em seguida, basta escolher aqueles que deseja comprar usando os paineis virtuais e seu dispositivo móvel.

“O Centro de Inovação para o Varejo é fruto de um grande investimento feito pela SAP Brasil e demonstra nosso compromisso em discutir novos modelos de negócio por meio da inovação, que podem ser utilizados pelas empresas de varejo”, diz Elia Chatah, Industry Principal para o Setor de Varejo. “As empresas deste mercado manipulam grandes volumes de informação, gerenciam uma enorme quantidade de transações e precisam tomar decisões rapidamente. Por isso a SAP trabalha fortemente para desenvolver soluções inovadoras, como SAP HANA e de mobilidade, que se transformam em diferenciais competitivos para nossos clientes”, complementa.

A inauguração do Centro de Inovação para o Varejo marca o fim da 1ª onda deste projeto. A 2ª fase já começou e vai contemplar soluções de prevenção de perda, análise de vendas, mídias sociais e computação em nuvem, além de gestão de promoções.

Atualmente, mais de 50 empresas no Brasil utilizam a solução SAP for Retail, que inclui os seguintes módulos:

.    SAP Forecasting and Replenishment: quando a distribuição das mercadorias é fundamental para garantir a sobrevivência dos negócios, as empresas precisam da maior eficiência possível para otimizar os pedidos nas lojas e nos centros de distribuição. Essa solução pré-configurada permite definir os processos de negócios para melhorar a eficiência da operação e a distribuição no varejo

.    SAP Price Optimization: cada vez mais, os varejistas necessitam de soluções inovadoras de negócios para enfrentar a concorrência, as mudanças de demanda dos clientes e a dinâmica da flutuação de preços do mercado. A tomada de decisões em relação aos preços é fundamental e deve ser à prova de erros. Com essa solução, é possível compreender as demandas do mercado para desenvolver e implementar estratégias de preços que as atendam e que ao mesmo tempo aumentem a rentabilidade dos negócios

.    SAP Markdown Optimization: um dos objetivos do setor varejista é movimentar o maior volume de estoque possível e, ao mesmo tempo, aumentar a rentabilidade dos negócios. Essa solução permite fazer simulações de diferentes cenários de negócio a partir de modelos inovadores e avançados de projeções para determinar os melhores descontos, a programação mais eficaz e os melhores canais de vendas, sempre buscando os melhores resultados para o negócio

.    SAP Planning: diferentes consumidores escolhem diferentes itens. Para planejar quais produtos ter em cada ponto de venda, é importante conhecer as preferências dos consumidores. Essa solução permite alcançar um equilíbrio entre o que é oferecido e o que se compra e chegar a uma composição apropriada de produtos em cada local

.    SAP Marketing & Promotions: atingir o cliente certo é um dos grandes desafios do varejo. Contar com soluções para produzir campanhas relevantes de marketing é fundamental quando se trata de direcionar os investimentos e os esforços para o cliente-alvo desejado. Além disso, saber se as campanhas realizadas foram efetivas permite repetir experiências bem sucedidas e evitar aquelas que não produziram bons resultados.

 

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 195 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

(Por Grupo TV1) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo