A onda de mudanças que vem pela frente é quase inimaginável, pelo menos essa é uma das conclusões do 6o. IBM Fórum realizado nos dias 15 e 16 de agosto no Transamérica Expo Center em Sao Paulo.
A mobilidade vai explodir com as vendas dos tablets fabricados no Brasil a preços acessíveis aos consumidores e vai levar junto inúmeras decisões de compras que hoje são realizadas em outros meios como computadores, notebooks e lojas físicas.
Inovar significa medo, incerteza para as empresas e isso se justifica pois, quem garante que um grande investimento de tempo e dinheiro trará bons resultados? As empresas, cada vez mais enxutas e pressionadas por resultados, sentem dificuldades em desenvolver internamente inovações, mesmo aquelas que apenas procuram melhorar o que já existe. Se for então uma inovação para criar algo totalmente novo, nem se fala, na maioria dos casos isso fica fora de cogitação.
Por isso muitas empresas são chamadas de seguidoras, pois esperam o mercado apresentar as novidades para depois fazer igual, o problema é que o espaço de tempo está cada vez menor e isso pode significar a perda de posições importantes ou até mesmo a saída do mercado, em casos mais radicais.
Uma das previsões do IBM Forum é que a Amazon deverá superar so Walmart em vendas nos EUA nos próximos 5 anos. Hoje, a Amazon vende um décimo do Walmart mas vale a metade!
Para as empresas minimizarem as incertezas diante da inovação, teremos que dividir esse peso com toda a sociedade, envolvendo as faculdades e universidades no desenvolvimento de pesquisas focadas em inovação para, no momento seguinte, aplicá-las no mercado. De fato, existem órgãos de fomento de pesquisa no governo, mas não há um alinhamento nem mesmo um foco claro e isso precisa ser revisto. Dinheiro não falta, mas não estamos sabendo acelerar esse processo tão necessário para desenvolver o nosso mercado e renovar a indústria de consumo e o varejo brasileiro.
(Por Prof. Ricardo Pastore) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo