Apostando nas projeções de que o mercado do luxo no Brasil crescerá à taxa média de 20% nos próximos três anos, segundo dados da consultoria especializada MCF, a JHSF, dona do Shopping Cidade Jardim, desenvolveu um novo formato de ponto de venda para explorar o segmento. Com investimento de R$ 60,6 milhões, o primeiro Cidade Jardim Shops será inaugurado no segundo semestre de 2013, no bairro Jardins, também em São Paulo, entre as ruas Haddock Lobo, Sarandi e Vittorio Fasano. A ideia é explorar o modelo de negócio em cidades menores, reproduzindo o mix e o ambiente do empreendimento do Shopping Cidade Jardim.

“O objetivo é levar o Cidade Jardim Shops a locais onde exista mercado de produtos voltados para a alta renda, mas que não comportem empreendimentos de grande porte destinados a esse nicho de mercado”, afirma Robert Harley, diretor de shoppings da JHSF. “São regiões adensadas e importantes, onde não se encontram terrenos apropriados para o formato tradicional de shopping center.”

O projeto arquitetônico da unidade dos Jardins é assinado por Marcio Kogan. Integrada ao Hotel Fasano, a galeria terá cinco andares segmentados, com 70 lojas. Harley a define como um ambiente agradável (o projeto de Kogan contribui com alamedas e paisagismo), seguro, prático e confortável para clientes e lojistas. As lojas funcionarão até às 22 horas.

“Percebemos uma grande demanda por parte dos moradores e frequentadores dos Jardins de um centro de compras com o requinte do Shopping Cidade Jardim, que ainda abrigasse lojas de grifes nacionais e internacionais”, diz Harley.

Dentre as grifes que negociam a abertura de lojas no Cidade Jardim Shops estão Animale, Ara Vartanian, Carolina Herrera, Corsage, Ellus, Jimmy Choo, Leica, Loeb, Mixed, Mont Blanc, Omega, Pucci, Silvia Furmanovich, Tigresse, Trousseau, Valentino e Red Valentino e YSL, entre outras.

O modelo de centro de compras compacto e de alto padrão desenvolvido pela JHSF vai ao encontro do movimento apontado por Guilherme Kosmann, diretor institucional da MCF: a descentralização do luxo no Brasil. Se há alguns anos a cidade de São Paulo concentrava 75% desse mercado, atualmente, outros Estados têm ganhado vulto na comercialização de produtos de luxo.

O shopping Cidade Jardim é atendido pela DM9DDB. Já existem conversas para que a agência fique responsável também pela comunicação do projeto Cidade Jardim Shops.

(Por Meio&Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo