Até o fim deste ano, serão abertas 50 unidades MiniMercado Extra, bandeira caracterizada por lojas pequenas, inseridas dentro dos bairros e posicionadas para compra rápida. Em 2013, serão mais 100 dessas lojas espalhadas pelo Brasil. A informação foi dada por Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar, no Fórum de Varejo da América Latina, realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza na última sexta-feira (17/08).

Além do foco em lojas pequenas, o GPA também está de olho na classe C. Segundo Pestana, para entender o comportamento de compras da nova classe média, o Grupo enviou pesquisadores à casa desses consumidores para observá-los durante uma semana. O trabalho foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre as conclusões, a empresa identificou que o paulista planeja mais sua compra, realizada com menor frequência, principalmente no fim de semana. Já o carioca compra de forma mais frequente, fragmentando a ida às lojas durante a semana.

Otimismo

O presidente do GPA falou também sobre o resultado preliminar das vendas do Grupo no início do terceiro trimestre. Segundo ele, “julho foi um bom mês, agosto deve ser melhor e setembro melhor ainda”.

Pestana não se mostrou preocupado com o elevado nível de inadimplência no País. Para o executivo, o problema acabou se concentrando em outros setores, longe do varejo alimentar.

 

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo