>A compra das Casas Bahia pelo Pão de Açúcar recebe parecer favorável pela SAEA – Secretaria de Acompanhamento Econômico ligada ao Ministério da Fazenda, segundo informa o portal Exame.
Resta ainda a análise da SDE – Secretaria do Direito Econômico ligada ao Ministério da Justiça e a do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
A justificativa para a aprovação mesmo em termos parciais, tem como base a pulverização do mercado formado por redes de eletro-eletrônicos e móveis que, segundo o SAEA, tem mais de 20.000 lojas espalhadas pelo Brasil.
Como dissémos anteriormente em nossas análises e entrevistas, acreditávamos desde o início na aprovação desta associação entre os dois líderes nacionais, o Pão de Açúcar no setor de super e hipermercados e Casas Bahia em eletro-eletrônicos e móveis.
Nossa avaliação também considera a baixa concentração do mercado varejista de eletro / móveis como principal justificativa para a aprovação, embora em algumas regiões como a Sudeste a situação seja diferente. Portanto pode ser que sejam necessárias medidas pontuais mas esta recomendação caberá ao CADE. Vamos aguardar.

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore