>Olá amigos!

Estaremos juntos durante a semana de visita ao Retail Big Show promovido pela NRF em Nova York. Serão dias de muito aprendizado e diversão afinal, ninguém é de ferro e cá para nós, janeiro tem mais jeito de férias que de trabalho.
Mas acho que são as duas coisas pois para quem gosta de varejo, misturar NRF com Nova York dá um verdadeiro parque de diversões. São novidades conceituais apresentadas nas palestras, cases de sucesso das mais variadas fontes, novas tecnologias criadas pelas empresas de ponta do mundo de T.I. e Telecom, novos métodos de gestão, etc e, além de tudo isso, muita loja para visitar e … comprar, claro.
O nosso grupo propôs algo ainda mais inovador: incluir no roteiro, uma proposta de programa, um conteúdo programático por assim dizer. Significa que organizamos a programação de maneira a oferecer conteúdos que convergem a uma proposta conceitual e essa proposta é o Design Estratégico. Esse conteúdo se dará por palestras que selecionaremos, visitas técnicas, reuniões de wrap up, palestras de convidades exclusivos do nosso grupo (Paco e Brian) e evento pós NRF em São Paulo em data e local a serem informados em breve.
Mas por quê o Design Estratégico desperta o nosso interesse? Porque estamos diante de um dos momentos mais importantes da nossa economia: o crescimento sustentado e de longo prazo. Essa perspectiva vai permitir aos varejistas posicionarem-se para crescer ininterruptamente por 5, 10 anos ou mais.
Entretanto só crescer não basta, é necessário adicionar valor. Crescimento quantitativo foi suficiente na fase anterior de expansão do mercado que tivemos e isso ocorreu na época do milagre brasileiro nos anos 70. Bastava abrir loja e esta tudo resolvido.
Agora abrir loja sem proposta de valor vai significar oferecer mais uma loja a competir com base em preço baixo sem nenhum outro apelo. Resultado? baixas margens, desinteresse por parte dos investidores, vulnerabilidade em relação à concorência, base de clientes infiéis.
O Design Estratégico propõe criar algo novo, diferenciado da concorrência, com valor percebido pelo consumidor, transformando-o em um fiel cliente.
Mas como isso acontece? É como se colocássemos diversos ingredientes em um liquidificador: tendências, comportamento de compra no pdv, inovações, novas arquiteituras de processos, novas tecnologias, para enfim encontrarmos o resultado que se materializará em uma loja esteticamente nova mas principalmente percebida pelos clientes como algo pensado nele, criada para e com ele.
No Design Estratégico você sabe como começa, como conduz mas não sabe como ficará depois de pronto. É uma proposta de revisão de modelos atuais ou de criação de algo totalmente novo.
Uma coisa tenho certeza: temos fortes emoções pela frente. Que sejam de alegria por mudanças bem sucedidas e não de tristeza por tempo e oportunidades perdidos.

Abraços,

Prof. Ricardo Pastore