As vendas nos supermercados tiveram aumento de 3,63% no primeiro semestre de 2012 em comparação ao mesmo período de 2011, segundo dados do Índice de Vendas nos Supermercados da Associação Paulista de Supermercados (IVS/APAS). No conceito “Todas as lojas”, que inclui marcas criadas nos seis meses deste ano, o incremento foi de 3,03% em junho. Em relação a “Mesmas lojas”, que consideram lojas em operação com tempo mínimo de 12 meses, o crescimento foi de 6,96%.
Na comparação mensal, houve queda de 1,64% no conceito “Todas as lojas” e queda de 3,30% no conceito “Mesmas lojas”. Assim como nos meses de abril e maio, a queda era esperada porque a renda começou a ficar mais comprometida com outras despesas, diferentemente do primeiro trimestre,.
O crescimento nas vendas dos supermercados é explicado pelo reajuste do salário mínimo em janeiro e ao momento favorável no mercado de trabalho ao longo do primeiro semestre. De acordo com o estudo, os resultados continuarão refletindo no país até o fim deste ano. Comparado a outras atividades econômicas e ao PIB brasileiro, o setor supermercadista apresentou desempenhofavorável no primeiro semestre.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo