Logo que se aproximam da entrada do Shopping Metrô Tatuapé, na zona leste de São Paulo, a psicóloga Jucilene Braga, 31, e o seu cão-guia Charlie têm tratamento VIP.

Um funcionário treinado se aproxima, oferece ajuda e fica à disposição para auxiliá-los dentro da instalação.

“Eles sabem como ajudar de forma correta. São rápidos, educados e nunca barram o Charlie”, diz Jucilene.

A concorrência entre os cerca de 50 shoppings de São Paulo está gerando especializações de tratamento, atendimento e serviços para grupos que exigem atenção mais próxima como adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e mães com bebês.

Atualmente, há centros de compras que treinam seus funcionários para auxiliar nas demandas das pessoas mais velhas, como ajuda em deslocamentos, com as compras ou em escadas rolantes.

É o caso do Frei Caneca, na região central, que recebe grande público de idosos.

De acordo com o empreendimento, há workshops de gastronomia, exposições de arte e espaços de saúde voltados para os mais velhos.

“Em São Paulo, shoppings estão cada vez mais próximos. É preciso que eles criem diferenciais, inovem e agradem a todos. Quando mais benefícios, mais fieis serão os clientes”, diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Alguns centros de compras aprimoraram o atendimento a pessoas com deficiência. Há shoppings onde esse público e também idosos não pagam para estacionar no setor VIP.

No Pátio Paulista, cerca de 600 pessoas por mês usam o benefício, que pede cadastro.

De acordo com o gerente de Operações do local, Joelmir Oliveira, há treinamento e capacitação para que funcionários atendam pessoas com diversos tipos de deficiências e de faixas etárias.

Os lojistas são orientados a implantar mobiliário que facilite a locomoção e atendimento de todos.

 

MIMO

No Morumbi shopping, um do diferencial é o espaço para mimar as adolescentes.

O local possui um “banheiro teen”, com TV de tela plana rosa, onde são exibidos videoclipes de música pop, balcão para retocar maquiagens e muitos espelhos.

No Vila Olímpia, na zona sul, há ponto exclusivo, com poltronas e iluminação especiais, dedicado a mães que ainda estão amamentando.

(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo