O mercado brasileiro de franquias tem atraído um número maior de empresas estrangeiras interessadas em aproveitar o bom momento econômico do País e o aumento do poder de consumo da população brasileira.

Atualmente 106 companhias estrangeiras, em sua grande maioria norte-americanas, têm franquias instaladas em diversas regiões brasileiras, mas são mais de 15 as novas marcas estrangeiras que querem operar no Brasil, com foco principal nas áreas de alimentação (fast-food), vestuário e serviços voltados à saúde e à beleza.

“Temos em média 15 novas marcas dos Estados Unidos que querem uma fatia do mercado brasileiro, além de outras empresas provenientes de países como China, Índia e da Europa”, afirmou o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo. Segundo ele, o mercado brasileiro de franquias conta atualmente com 2.030 marcas, em diversos setores como varejo, serviços, e fornecedores de tecnologia, entre outros. Para a entidade, até o final deste ano este número deverá ser de mais de 2.200.

No âmbito das redes internacionais, os números são expressivos. A Global Franchise Consulting, consultoria especializada no setor, acaba de firmar contrato com o US Commercial Service – órgão oficial do Governo dos Estados Unidos, para buscar investidores que queiram atuar como franqueadores máster de várias marcas (Buffalo Wild Wings, Dairy Queen, Cinnabon, Carvel – Ice Cream, Schlotzky’s Deli, Moe’s Southwest Grill, Auntie Anne’s Pretzels, Garrett Popcorn Shops e Wing Zone).

Estimativas apontam que todas elas têm foco em fast-food, sendo a intenção dos americanos atrair investimentos na ordem de R$ 100 milhões apenas em uma primeira fase no País, em que os franqueadores e investidores brasileiros terão o contrato de exclusividade com as marcas de alimentação para desenvolver as primeiras operações no País, além de franquear as marcas.

(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo