As mulheres são as principais frequentadoras (53%) e acentuam sua presença em shoppings de grande porte.

Os shoppings centers do Brasil recebem, diariamente, um contingente de 11 milhões de consumidores que buscam produtos, lazer, serviços e alimentação, conforme levantamento do Ibope Inteligência.

O estudo “Perfil de Clientes de Shopping Center” indica que 79% dos clientes são das classes socioeconômicas AB. Se somada a classe C1, esse percentual sobe para 93%.

A renda média familiar desses clientes é de R$ 6.550,00 mensais, mais do que o dobro da renda média familiar do país, R$ 3.160,00.

A pesquisa mostra ainda que as compras (40%) são o maior motivo para os clientes irem ao shopping, seguido do simples passeio (16%) e alimentação (15%).

As mulheres são as principais frequentadoras (53%) e acentuam sua presença em shoppings de grande porte e em cidades com população acima de 600 mil habitantes.

Em relação à idade, apenas 13% dos clientes têm 55 anos ou mais, mas são consumidores com renda e gasto médio em shopping significativamente maior do que os demais clientes. A maior parte dos clientes (30%) tem entre 17 e 24 anos.

Para ir ao shopping, o veículo particular é o principal meio de locomoção. Entretanto, há uma parcela importante de consumidores, principalmente em regiões metropolitanas, que vai ao shopping a pé.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estuos e negócios do varejo