O segmento de moda e acessórios deverá repetir o feito de 2011 e liderar o ranking de vendas do Dia dos Namorados deste ano. A previsão é da e-bit, empresa especializada em informações do setor, que acredita que o segmento será intensamente procurado por consumidores na data em questão.

“Ele ficará ao lado dos produtos de saúde, beleza e medicamentos, eletrodomésticos, informática e Eletrônicos”, explica a entidade, que espera também que novos segmentos atraiam o cosumidor.

“As flores, cestas e presentes também terão uma grande saída devido ao apelo da data, mas quem deve ganhar espaço no carrinho virtual dos namorados são os produtos de maior valor agregado, como os tablets e smartphones”, avalia a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.

Faturamento em alta

E se o segmento de moda e acessórios ganha com a data, o comércio eletrônico também. De acordo com a entidade, um crescimento nominal de 19% é esperado frente ao mesmo período de 2011. “A projeção é que um faturamento de R$ 809,2 milhões seja alcançado”, informa a e-bit, que apesar de positiva, tal previsão ainda está abaixo da média do ano, estimada em 25%.

“A retração econômica na Europa é uma das explicações para esse fato. Além disso, as mudanças na política de frete e o crescente endividamento das famílias também influenciam nessa queda”, diz a a-bit.

Segundo a entidade, não houve variação na intenção de compra dos consumidores no 2° trimestre de 2012 e o 1° trimestre de 2011. “No período, uma certa estabilidade pode ser notada, já que as taxas ficaram em 85% e 85,8%, respectivamente”.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo