A Brasil Foods, resultante da fusão entre Perdigão e Sadia, ocorrida em julho de 2009, dobrou seu valor de mercado em apenas 3 anos de existência. A companhia alimentícia vale hoje R$ 30 bilhões, o dobro do que eram avaliadas as empresas juntas antes da combinação.
Com um lucro líquido de R$ 156 milhões no primeiro trimestre de 2012, a BRF baseia seu crescimento no aumento da demanda interna, para compensar o enfraquecimento do mercado internacional. Atualmente, 45% da receita é proveniente do mercado interno, taxa que cresce a cada ano. O restante vem das exportações.
E a companhia deve crescer ainda mais. Isso porque, devido ao acordo feito com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a integração dos negócios entre Sadia e Perdigão ocorreu de maneira parcelada. Inicialmente, apenas a parte financeira pôde ser integrada.
A BRF quer chegar a 2015 com R$ 50 bilhões de faturamento líquido – quase o dobro do que encerrou o ano passado.
Nos próximos anos, a empresa tem o desafio de consolidar seu setor de alimentos no modelo de companhias fornecedoras de proteína animal, colocando lado a lado as produtoras de carne bovina e as de aves e suínos. Na visão da BRF, os clientes querem facilitar cada vez mais sua vida, centralizando as compras num único fornecedor.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo