As quatro marcas mais queridas pelos brasileiros não são nacionais. Coca-Cola, Nestlé, Nike e Brastemp lideram, nesta ordem, o ranking da pesquisa “As Marcas Mais Amadas do Brasil”. Apenas na quinta posição aparece uma empresa de origem brasileira, a Sadia, seguida pela também nacional Natura.

Ao todo, o levantamento conduzido pela Shopper Experience enumerou 50 marcas, que têm em comum atributos como contato emocional, desejo, admiração, confiança, qualidade e prestígio. Foram avaliadas mais de 20 categorias, desde automóveis, eletroeletrônicos e hipermercados, até companhias aéreas, perfumes e cervejas.

O estudo ocorreu entre os meses de março e abril, a partir de métodos qualitativo e quantitativo. Segmentando por classe social, entre os consumidores do topo da pirâmide, o ranking é composto por Nestlé, Louis Vuitton e Brastemp, respectivamente.

Para o público da classe B, a Coca-Cola é a marca mais amada, seguida por Nestlé e O Boticário. Na classe C, Coca-Cola, Nestlé e Nike ocupam os três primeiros lugares da lista.

Veja os três primeiros colocados de cada categoria:

coca-cola,nestlé,nike,marcas,amadas,shopper experience

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo