Segundo a pesquisa Kantar Worldpanel, 84% dos lares brasileiros optam por utilizar mais de 3 canais para se abastecer no mês, entre supermercados, hipermercados, fármacias, pequenas lojas, etc. O percentual, referente a 2011, cresceu 4 pontos em relação ao ano anterior.
O estudo mostrou ainda um crescimento dos supermercados “de bairro” e lojas de pequeno varejo na preferência do consumidor, em relação aos supermercados convencionais e hipers. Também revelou que 87% dos lares entrevistados haviam feito compras nestes estabelecimentos em 2011, onde gastam anualmente uma média de R$ 1.103,67, 10% de aumento em relação a 2010. Os hipers foram citados por 42% dos lares, e o gasto médio nestas lojas caiu 16% no ano passado, indo para R$ 369,66.

Os números são impulsionados pelo crescimento das classes D e E, que aumentaram seu poder de compra mais do que as classes A, B e C em 2011. A expectativa dos supermercadistas é que estes novos consumidores, ajudados por programas governamentais de geração de emprego e renda, participem cada vez mais da atividade econômica nacional.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo