Os consumidores brasileiros consideram importante o atendimento que recebem nos supermercados. De acordo com um levantamento realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), 74% possuem esta opinião.  O estudo divulgado nesta segunda-feira (7), durante o 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Apas, ainda revela que 95% dos consumidores estão satisfeitos com o tipo de atendimento recebido. “Cinquenta e um por cento sempre acreditam que seu comportamento de compra influencia na decisão dos fabricantes”, completa o presidente da Apas, João Galassi.  O levantamento também mostra que cerca de 36% dos consumidores acreditam que existem no mercado marcas que proporcionam maior afinidade e outras maior satisfação.

De acordo com a pesquisa, 27% dos consumidores preferem comprar produtos de marcas que inspiram seu estilo de vida e 25% acreditam que as marcas motivam a comprar mais. “Os shoppers estão mais conscientes do que comprar, aonde comprar e do que desejam. Isso é muito positivo”, comenta Galassi.  Segundo o presidente, o consumidor tem procurado mais canais de compra para obter produtos. “As categorias que estão crescendo são relacionadas a comportamentos, englobando os itens praticidade, faz bem, sofisticação e indulgência”, completa.

 

Consumidor e o meio ambiente

De acordo com a Apas, o número de pessoas preocupadas com o meio ambiente subiu de 80% para 94%, segundo dados da pesquisa Tendências do Consumidor 2012. “Registramos algumas mudanças no comportamento dos consumidores e dos fornecedores, que agora têm percebido a importância da preocupação com a sustentabilidade”, afirma Galassi.Segundo o diretor de Economia e Pesquisa da Apas, Martinho Paiva Moreira, a sociedade está mais aberta a assuntos ligados à sustentabilidade. “Sustentabilidade era uma palavra desconhecida há quatro anos. Hoje, pesquisas demonstram a evolução da sociedade neste sentido”, comenta.  De acordo com o presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda, o tema sustentabilidade se tornou um assunto debatido em todo o Brasil.

(Por Cidademarketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo