No mercado há 70 anos, a marca Batavo tem como um dos segredos da longevidade justamente o fato de não estagnar no tempo e se renovar para seguir contemporânea e atendendo as expectativas dos consumidores. Nesta sexta-feira, 4, a empresa reafirmou esta vocação, com a apresentação de novos produtos do portfolio e o redesenho das embalagens e da própria logomarca da companhia, que é a terceira no segmento de lácteos no Brasil, atrás da líder Nestlé e da Danone. O objetivo com as novidades, nas quais a empresa que pertence à Brasil Foods investiu R$ 3 milhões, é reduzir a distância que a separa das duas primeiras colocadas.

Há um ano e meio, a equipe de marketing da Batavo vem trabalhando com suas agências NBS e a10 Design para reposicionar a marca e acrescentar elementos originais a atributos que já a definiam, como tradição e qualidade. A marca foi modernizada, tanto no desenho da holandesa que faz referência à origem dos imigrantes que fundaram a marca, em Curitiba, quanto no logotipo. O nome Batavo, tradicionalmente grafado apenas com letras minúsculas, passa a ser escrito em maiúsculas. O antigo traço sob a logo foi substituído pelo slogan “Pensado para sua natureza”.

O mote faz alusão ao fato de que as mudanças nos produtos – após avaliação da categoria e do momento atual de vida dos consumidores – têm como ponto central o uso da ciência biomimética, que busca na natureza as inovações a serem promovidas na indústria.
Novas linhas e produtos

O resultado é o lançamento de três linhas de iogurtes adoçados com frutose, o açúcar natural da fruta: “Pedaços”, com até 10 vezes mais frutas que os disponíveis hoje no mercado, “Grãos”, com flocos de aveia e linhaça dourada, e “Camadas”, que mistura frutas amarelas e vermelhas. Já a linha Pense Light foi renomeada apenas para Pense, enquanto Kissy ganhou uma edição limitada, em garrafas, no sabor Uvas Roxas e Verdes. “O segmento de lácteos teve crescimento em valor de 11% em 2011, com destaque para o acesso maior das classes C, D e E. Com isso, cresce também a demanda por inovação”, comentou Fabio Medeiros, vice-presidente da unidade de lácteos da Batavo, sobre as novas apostas.

Outra novidade da marca é o lançamento de um leite semidesnatado, o Batavo Ideal, que em vez de seguir o 1% de gordura, padrão das demais marcas, leva 1,5% de gordura, o que o torna mais agradável ao paladar de quem gosta do leite integral, mas mantém os benefícios à saúde do semidesnatado. O Brasil é o quinto maior produtor mundial de leite e, segundo Medeiros, será responsável por 10% do crescimento mundial da categoria nos próximos cinco anos.

A orientação da marca Batavo para produtos mais naturais começou ano passado, com o lançamento de Naturis, à base de soja. Para promover a marca, houve participação no Big Brother da rede Globo. Já para a nova guinada no mercado, Luciane Matiello afirma que a empresa terá a partir de junho ações de merchandising em programas de TV, com o objetivo de explicar o novo posicionamento. A mídia impressa também será utilizada.

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(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo