É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2012. As vendas no final de semana da Páscoa (06 a 08 de abril) cresceram 5,8% em todo o Brasil, na relação com as vendas realizadas no período equivalente de 2011 (22 a 24 de abril). No ano anterior, as vendas de última hora haviam crescido 2,5%, quando comparadas com o final de semana da Páscoa de 2010.

As vendas na semana da Páscoa (02 a 08 de abril), por sua vez, cresceram 5,6%, na comparação com igual semana do ano anterior (18 a 24 de abril). O avanço foi inferior à alta de 9,1%, verificado na semana da Páscoa de 2011 sobre o mesmo período de 2010.

Na cidade de São Paulo, as vendas no final de semana ficaram ligeiramente abaixo do resultado nacional, com crescimento de 4,4%. No ano anterior, as vendas nesse período haviam recuado 17,6%. Quanto à semana da Páscoa de 2012, as vendas na capital paulista avançaram 1,3%, abaixo dos 6,7% observados em igual semana do ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as vendas na Páscoa são, normalmente, mais fortes durante a semana e menores no fim de semana, em razão dos consumidores que aproveitam o feriado para viajar.

Neste ano, porém, as vendas mais fortes foram no final de semana, quando cresceram 5,8%, e de uma forma equilibrada com o dado da semana, que alcançou um aumento de 5,6% ante a Páscoa de 2011, em âmbito nacional. A cidade de São Paulo seguiu o mesmo comportamento de compras mais fortes no fim de semana.

É bom destacar que os consumidores mais endividados ou os que não tiveram interesse em viajar deixaram as compras para a última hora, a fim de pesquisar preços, na expectativa de uma redução nos valores ou aguardando promoções de parcelamento dos Ovos de Páscoa.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo