>II FÓRUM DE TECNOLOGIA NO VAREJO DA ESPM (24/09/2009)

Mais sobre a Automação dos Processos de Marketing

A automação de processos de marketing é uma realidade para poucas empresas, porém isso deve durar pouco, pois os benefícios são muitos.

Estamos em fase final de realização de uma pesquisa que avaliou até o momento seis empresas de grande porte com forte atividade de comunicação promocional por meio de material impresso, a chamada folheteria.

O objetivo da pesquisa é identificar como grandes empresas que utilizam intensivamente a folheteria se organizam internamente. Partimos da hipótese que os departamentos de marketing apesar de se colocarem na vanguarda da criatividade e inovação, quando o assunto é gestão, ficam nas últimas colocações.

O mercado de tecnologia por sua vez não fornece abundantemente ferramentas necessárias para a automação dos processos de marketing, mas já existem soluções que foram capazes de mudar positivamente rotinas e resultados de grandes empresas.

Os resultados são impressionantes: há reduções de custos operacionais, economias com uso de materiais como o papel principalmente, redução do tempo de preparação (60 contra 20 dias em alguns casos).

Os erros desapareceram. Quantos não são os casos de prejuízos com precificação errada ou trocada com outros produtos? Recentemente, uma grande rede de lojas virou notícia na TV ao publicar seu folheto promocional com um preço errado. O fato provocou uma corrida de clientes às lojas e uma enxurrada de reclamações.

Mas, não satisfeitas com apenas reduções de custos, as empresas que lideram esse tipo de iniciativa alcançam muitos ganhos. O principal é o aumento da atividade promocional. Tornou-se possível aumentar a produção! O número de publicações aumentou em volume, variedade e freqüência ao mesmo tempo em que a equipe diminuiu.

Isso se torna mais evidente quando a terceirização é a opção da empresa. Nesse caso o fornecedor de soluções tecnológicas estende os seus serviços e transfere para o endereço do seu cliente parte da própria equipe que se encarrega em receber as informações, preparar a diagramação, finalizar e enviar para as gráficas via email sem riscos de quebra de confidencialidade e com muita rapidez, para qualquer lugar inclusive outros países da América Latina.