>

Por Tatiana Lacerda

Acompanhando as tendências do mercado atual, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) por meio do seu Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM está com inscrições abertas a partir deste mês para diversos cursos intensivos com temas que abordam o varejo da moda, e-commerce, gerenciamento por categoria e marketing de varejo. Nesses cursos o aluno terá a oportunidade de colocar todo conhecimento em prática no Retail Lab, o laboratório experimental de varejo da ESPM.
O objetivo é capacitar profissionais para que possam desenvolver uma visão estratégica sobre as variáveis envolvidas no ambiente de varejo.



• Intensivo de Varejo

Iniciado em 2004, destaca principalmente, a importância do posicionamento estratégico para as empresas varejistas de qualquer ramo de atividade. O programa, agora revisado e atualizado, prevê aulas sobre marketing estratégico, seguido pelos P’s do varejo com destaque para o conceito PDR – ponto de relacionamento – criado pela ESPM como um conceito inovador no ponto de venda. Inclui ainda aulas sobre técnicas de pricing e negociação entre varejistas e fabricantes. Saiba mais.


• E-Commerce: Os novos caminhos do varejo

Oferecer ao mercado um programa que aborda o varejo que mais cresce: o varejo sem loja ou varejo virtual. Todos os aspectos importantes relacionados à implementação e gestão das principais áreas do e-commerce: Marketing, Comercial, Operações (Logística, atendimento, back-office, prevenção à fraude, etc..) e tecnologia fazem parte do conteúdo que é desenvolvido para os que atuam em empresas e para aqueles que empreendem novos negócios.
A ESPM conta com o apoio da Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico). Saiba mais.



• Gerenciamento por Categoria e Dinâmica de Compra no varejo

Baseado em pesquisas que cerca de 70% de toda decisão de compra são tomadas dentro do ponto de venda. A partir desta constatação varejo e indústria esforçam-se hoje para oferecer a melhor solução de compra aos consumidores. A área de gestão de categoria oferece grandes oportunidades de empregabilidade tanto nas empresas varejistas como nas indústrias. Saiba mais.


• Gestão do Varejo Fashion

O curso inovador totalmente voltado para gestores que atuam com moda e estão ligados ao varejo direta ou indiretamente. Proporciona aos participantes acesso aos novos conhecimentos sobre o varejo de moda, desde sua operação até o marketing estratégico. Saiba mais.