A Coop – Cooperativa de Consumo apresentou relatório do Conselho de Administração referente ao ano de 2011, com faturamento bruto de R$ 1,661 bilhão contra R$ 1,522 bilhão em 2010. Esse crescimento nominal em todas as lojas, quando deflacionado pelo IPS-FIPE, resulta em 3,22%, índice superior ao do mercado paulista que, segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados), teve crescimento real de 2,58%.

Coop também anunciou a distribuição de R$ 7,429 milhões aos cooperados, a título de retorno de sobras líquidas apuradas no exercício, de acordo com a deliberação em assembleia. O retorno, proporcional às aquisições de cada um durante 2011, começa a ser distribuído no início do mês de maio.

Para este ano, a Coop prevê investir R$ 41 milhões, incluindo a implantação de uma nova unidade de distribuição na cidade de Sorocaba e de cinco postos de combustíveis, além da ampliação de três lojas, modernização de equipamentos, infraestrutura, tecnologia da informação, entre outras benfeitorias.

Outro dado apresentado refere-se ao índice de perdas, que novamente ficou abaixo do mercado. De acordo com a Coop, graças às medidas preventivas, treinamentos, profissionalização de inventários e realização de auditoria operacional – por meio de checklist estabelecido – a Cooperativa fechou 2011 com índice de perdas de 1,69% sobre o fornecimento líquido, enquanto o último índice do mercado divulgado foi de 2,26% em 2010.

(Por SUpermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo