>

Evento, que acontece no próximo dia 28, busca difundir os conceitos de marketing ao agronegócio
Fonte: Gazeta de Piracicaba – 11/08/09

Com a proposta de introduzir no universo do agronegócio algumas das concepções ligadas ao marketing, o 3º Seminário Marketing, Alimentos e Agronegócios acontece no próximo dia 28, das 8 às 18 horas, no anfiteatro de Engenharia da Esalq (Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’). Para este ano, o tema é “Oportunidades na era das incertezas”, com debates que sobre os novos negócios possíveis em uma conjuntura de desaceleração econômica.

A programação do evento inclui a discussão de diversos temas ligados não só ao universo do agronegócio, mas também a outros pontos de conexão existentes dentro desta cadeia mercadológica, como o varejo de alimentos. Para este ano, o seminário conta com a adesão da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), que realiza junto com a Esalq Júnior Consultoria e a Fealq (Fundação de Estudos Agrários ‘Luiz de Queiroz’) o seminário, que conta com apoio da Moretti Design Visual e Renato Massano.

Clique no link abaixo e confira mais detalhes sobre as palestras


PALESTRAS. O professor José Luiz Tejon, coordenador do núcleo de agronegócios da ESPM, abordará o papel e as oportunidades do marketing nos agronegócios. Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo da ESPM, discute as oportunidades e tendências no varejo. O coordenador do núcleo de embalagens da ESPM, Fábio Mestriner, fala sobre oportunidades a partir da inovação de embalagens. Alessandro Natal, coordenador de tecnologia da informação da Fermentec, ministra palestra sobre a importância do líder no desenvolvimento das organizações. Mauro Vivaldini, diretor de operações da Martin-Brower Brasil, destaca a experência logística do McDonalds. Emílio Moretti falará sobre programas de identidade visual. (Felipe Rodrigues)

Importância da discussão

O seminário conta com um debate final, que será feito por Carlos Alberto Zem, coordenador geral da pós-graduação latu sensu, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba); Daniel Dias, coordenador do núcleo de inovação da Esalq; e Maria Flavia Tavares, coordenadora acadêmica do núcleo de agronegócios da ESPM.

O professor Eduardo Eugênio Spers afirma que o seminário permite discutir o agronegócio no Brasil ao mesmo tempo em que são abordadas as diferentes ramificações dos negócios. “Isso faz com que as pessoas do setor de agronegócios entendam melhor como o consumidor tem se comportado”, assinala.

O designer Emílio Moretti destaca a importância deste tipo de evento. “Possibilita trazer uma comunicação mais eficaz para o setor”, diz Moretti, que também é responsável pela identidade visual do cartaz promocional.Geysa Rodrigues, diretora-presidente da Esalq Júnior Consultoria, declara que o seminário dá uma visão mais integrada de como deve funcionar uma organização voltada ao agronegócio. “Isso faz com que a empresa se volte ao público-alvo”.

SERVIÇO
Marketing e AgronegóciosAs inscrições podem ser feitas no www.fealq.org.br até o dia do evento. A taxa é: R$ 25 (acadêmicos) e R$ 50 (profissionais). Informações: 3429-4399