Para iniciar a produção dos ovos de chocolate, em agosto, a indústria encomenda as matérias-primas com pelo menos seis meses de antecedência. Segundo Oswaldo Nardinelli, diretor geral da Arcor, o impacto das commodities provocou um aumento entre 6% e 10% nos preços dos nossos ovos de Páscoa este ano.
A marca detém 5% do mercado de ovos de Páscoa. Já nos demais chocolates, o aumento ficou entre 6% ae7% e foi repassado ao varejo no início do ano.
Na Kraft, dona da marca Lacta, o aumento do preço do chocolate foi de 9%. A empresa negocia as compras de açúcar e cacau a partir do seu escritório na Europa. A Hershey diz que o aumento do preço de seus ovos de Páscoa deve girar em torno de 7%. Já os tabletes estão sendo reajustados em 5%.
A Garoto, da Nestlé, também reajustou os preços dos ovos em 3%. A marca reviu o portfólio e deixou de fabricar alguns itens mais “complicados”, como ovos especiais, de casca recheada e se concentrou em produtos de baixo preço. A Nestlé diz ter ajustado em apenas 4% o valor dos ovos, devido a “boas negociações com fornecedores”.
A indústria de chocolates no Brasil vendeu 390 mil toneladas em 2011, com crescimento de 11% sobre 2010. Mas o índice é inferior à alta verificada em 2010, de 16%, o que demonstra a desaceleração do consumo no País.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo