Uma estrutura para processamento de alimentos recebeu investimentos de R$ 170 milhões do Grupo Muffato em 2021. Instalado em Cambé (PR), o “Muffato Foods” é focado em proteína animal e frios, e deve receber a produção de outras categorias futuramente. “O projeto está na sua fase 1. A gente tem outros planos de expansão para Muffato Foods, que pode, nos próximos anos, entrar nas áreas de panificação, confeitaria, rotisseria, frutas, legumes e verduras. Nessa fase inicial, foram mais de 23 mil m² de área construída”, revela Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Atualmente, a companhia possui 80 lojas, entre supermercados e cash & carry, no Paraná e no interior de São Paulo.

Tendências Internacionais

A estrutura visa promover a racionalização, padronização e controle de qualidade dos produtos. “A partir do momento que temos todos os processos num só local, temos ganho de eficiência e de produtividade.” Inaugurado em junho do ano passado, o Muffato Foods nasceu baseado em projetos internacionais observados pelo Grupo. “A gente via em outros lugares do mundo, em países da Europa, nos Estados Unidos, muitas cadeias de supermercados que tinham uma grande central de frios, seja para ter uma central de desossa, uma central de porcionamento ou uma central de distribuição e logística”, explica Ederson. A estrutura atua no processamento, fatiamento, transformação e embalagem de alimentos.

Automação na Operação

Segundo o Grupo Muffato, os produtos são manipulados por máquinas, com embalagens de última geração em atmosfera modificada, sem adição de conservantes. O espaço possui capacidade de fatiar 2 mil kg de queijos e desossar 100 carcaças bovinas por hora. Além da ampliação da operação de processamento de alimentos, os planos da companhia contemplam a expansão de suas bandeiras e tecnologias. “A gente deverá inaugurar de 8 a 10 unidades este ano, entre as 3 bandeiras. Devemos acelerar muito a questão de e-commerce e novas tecnologias. E devemos também fazer bastante retrofit, reformas e transformações em várias unidades do Grupo”, finaliza Ederson

(Por Giro News)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Muffato, Alimentos, Supermercado