A revista Time acaba de publicar a sua lista de pessoas mais influentes de 2021 e há brasileiro entre elas, ou melhor, uma brasileira: a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, está entre as 100 pessoas selecionadas pela publicação que é referência mundial, e com texto escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiza Trajano aparece na categoria “titãs”, ao lado de Simone Biles e da dramaturga e produtora Shonda Rhimas. Leia o que Lula escreveu sobre a empresária:

“Em um mundo de negócios ainda dominado por homens, a brasileira Luiza Trajano conseguiu transformar o Magazine Luiza, que começou como uma loja única em 1957, em um gigante do varejo com dezenas de bilhões de dólares. É uma grande conquista – uma entre muitas.

Quando a COVID-19 chegou ao Brasil, matando mais de 580 mil brasileiros e causando uma recessão, o Magazine Luiza ajudou as pequenas empresas a se adaptarem ao comércio digital, fornecendo uma plataforma para vender e entregar seus produtos. Em um momento em que o governo federal brasileiro minimizava o risco que a pandemia representava, Luiza corajosamente falou sobre a urgência da vacinação. Ela também foi uma defensora vocal da igualdade, criando o Mulheres do Brasil, um grupo apartidário de mais de 95.000 mulheres que trabalham para construir uma sociedade melhor e apoiar as vítimas de violência doméstica. E, no final de 2020, em um esforço para promover a inclusão dentro do Magazine Luiza, ela lançou um programa de trainees que oferece oportunidades para os afro-brasileiros.

Em um mundo onde bilionários queimam fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a um tipo diferente de odisséia. Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial e ao mesmo tempo construir um Brasil melhor.”

Na lista deste ano ainda estão: príncipe Harry e Meghan Markle, a cantora Billie Eilish, a atriz Kate Winslet, a poeta Cathy Park Hong, a tenista Naomi Osaka, a cantora Britney Spears (com texto escrito pela Paris Hilton), o advogado ambientalista Roger Cox (com texto escrito pelo Al Gore) e outros. As capas No ano passado, 2020, o presidente Jair Bolsonaro e o Youtuber Felipe Neto também faziam parte da lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da Time. Outros brasileiros que também já estiveram entre eles foram os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso, Lula (2004 e 2010), Dilma Rousseff (2011 e 2012) e o então juiz Sérgio Moro (2016).

(Por GQ)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Luiza Trajano, Time