A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, encerrou 2020 com crescimento de 1.081% no faturamento do e-commerce, recorde na abertura de lojas físicas que totalizaram 38 unidades e EBITDA ajustado positivo em R$ 358 milhões, mesmo em um ano de intensas restrições de funcionamento em função da COVID-19. Os dados são do balanço financeiro da companhia publicado hoje.
Partindo de uma cultura que conta com valores sólidos e resiliência, a Pernambucanas obteve uma retomada com crescimento em vendas varejo de 14% no ano, em plena pandemia. A conquista é resultado da qualidade no atendimento aos clientes, com NPS (Net Promoter Score) em 77, impulsionado pelo alto índice de engajamento dos mais de 14 mil colaboradores com e-NPS (Employee Net Promoter Score) em 86.
As iniciativas figitais, que integram os universos Físico e Digital, ganharam força em 2020. A venda pelo Whatsapp, no modelo drive thru, se tornoumais um canal de compra aos clientes e adicionou R$38 milhões em vendas no ano. O “Clique e Retire”, modelo que permite a compra pelo aplicativo da marca e retirada em uma das lojas físicas, passou a representar 38% das vendas dos canais onde a modalidade é aplicável. Dessa forma, as vendas figitais, após o crescimento de 65% no ano, passaram a ter representatividade de mais de 15% no total, um acréscimo de 6% contra o ano anterior. Com isso, a Pernambucanas expandiu a base de clientes figitais, que são os que apresentam maiores NPS (com 3 pontos a mais), frequência de compra (mais de 67%) e ticket médio (mais de 109%).
Em 2020, a Pernambucanas também inovou por meio da PEFISA, braço financeiro do grupo. Foi a primeira fintech do varejo a receber autorização para operar o PIX, implantado em 100% das unidades com mais de 306 mil chaves cadastradas. Intensificando o compromisso com a democratização dos serviços financeiros e inclusão digital de seus clientes, a Pefisa totalizou mais de 5 milhões de Contas Digitais Pernambucanas, 1,2 milhão de cartões emitidos, e R$ 3 milhões transacionados na Carteira Digital Pernambucanas.
O plano de expansão não parou. Foram abertas 38 lojas em diversas regiões do país, gerando 1.100 empregos diretos que somaram R$ 125 milhões em vendas, 43 mil apólices de seguros, 55 mil assistências, 115,5 mil cartões emitidos e 40,5 mil Contas Digitais Pernambucanas ativadas, contribuindo com a economia e com a democratização dos serviços financeiros nas regiões em que a marca chegou.
“Nossa cultura une resiliência e valores sólidos, por isso a Pernambucanas escolheu enfrentar esta crise com coragem. Acolhemos nossos colaboradores, clientes e fornecedores durante a pandemia, beneficiando milhares deles com carência, renegociações e crédito. A Pernambucanas encerra o ano de 2020 com o marco de 412 lojas, combinando resultados financeiros com prosperidade social, e segue firme transformando o seu propósito de Evoluir junto com as famílias brasileiras”, enfatiza Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
O apoio aos clientes foi uma das principais iniciativas do ano. O “Acordo Covid-19”, criado para renegociar dívidas, beneficiou mais de 335 mil pessoas com cerca de R$ 100 milhões em crédito. Mais de 15 milhões de ligações foram feitas aos clientes para o esclarecimento de dúvidas.
As iniciativas tiveram o apoio de um rigoroso protocolo de segurança aplicado em todas as unidades físicas, após a abertura autorizada pelos órgãos responsáveis, que se tornaram referência e benchmarking no varejo.
(Por Edelman)
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