Comprar pelo e-commerce significa fazer uma aquisição futura, mas, se depender dos grandes players do setor, a espera será rápida. Com investimentos cada vez maiores em logística, o efeito tem sido a diminuição dos prazos de entrega. Depois de Mercado Livreentregar algumas compras no dia seguinte já por um tempo, agora a Amazon anunciou que fará entregas em menos de 24h.

A opção de receber produtos no mesmo dia da compra estará disponível apenas para a cidade de São Paulo, para produtos com o frete no valor de R$ 18,90 ou R$ 14,90 — para assinantes da Amazon Prime.

“Com a entrega no mesmo dia, a Amazon acelera ainda mais o ritmo de lançamentos e novidades que tem trazido ao Brasil”, destaca Mariana Roth, líder de Prime e experiência de entrega da Amazon Brasil.

Como funcionam as entregas?

A companhia anunciou que a seleção dos produtos para entrega no mesmo dia será feita a partir dos filtros de compra da plataforma. Sendo assim, o cliente poderá filtrar por “entrega mais rápida: hoje” e ver quais são os produtos que tem a disponibilidade de pronta-entrega. Vale destacar que esse serviço só ocorre para pedidos feitos até 12h do mesmo dia da compra.

Somente os produtos que são vendidos e entregues pela plataforma estão disponíveis para a entrega no mesmo dia. A Amazon já possui quatro Centros de Distribuição no estado de São Paulo, em Cajamar, para que as entregas possam ser realizadas em menos de 24h.

Importância para o consumidor

Com uma quantidade maior de novos consumidores no e-commerce, a agilidade no prazo de entrega passou a ser um tema importante. A pesquisa Webshoppers, realizada pela consultoria Ebit/Nielsen em conjunto com a Bexs Banco, observou que os clientes ficam mais satisfeitos quando a entrega é mais rápida e com baixo custo.

De acordo com o levantamento, quanto maior o frete, maior é também a probabilidade de reclamação. Para taxas superiores a R$ 30,00, por exemplo, o percentual de contestação é de 11,5%.

Ainda assim, agilizar o processo de entrega pode ser desafiador para boa parte das áreas brasileiras. Sendo o Brasil um país muito grande, cidades mais afastadas podem ser prejudicadas tanto pelo tempo de entrega quanto pela taxa do frete.

(Por NoVarejo – Luiza Vilela)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, Amazon