O mês de janeiro registrou alta de 9,1% nas vendas dos shoppings, de acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce).

O resultado demonstra uma melhora na comparação com o mesmo período do ano anterior, com um acréscimo de 2 pontos percentuais, já que em janeiro de 2019 a alta havia sido de 7,1%.

O desempenho dos shoppings também ficou acima das vendas das lojas de rua, que tiveram um aumento de 6,6%.

“Nosso setor começa 2020 com uma ótima performance. Estimamos que o crescimento no ano será de 7% e os resultados de janeiro reforçam nossas expectativas. O crescimento das vendas, a redução da inflação, após forte aceleração no final do ano passado, em função do aumento do preço da carne, aliado ao aumento no fluxo de visitantes nos shoppings são sinais muito positivos para o começo do ano”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

As regiões que mais se destacaram no mês, com crescimento das vendas acima da média nacional, foram o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, com índices de 13,3%, 12,2% e 9,7%, respectivamente.

As demais regiões também tiveram uma performance positiva: Sudeste, com 9,0%, e Sul, com 4,4%.

O ticket médio em lojas de shopping também teve destaque positivo, fechando em R$ 94,20, valor 27% maior do que o desempenho das lojas de rua, que fecharam o mês em R$ 73,80.

Fluxo de visitantes

Segundo o Iflux, indicador que mede o fluxo de visitantes em shoppings centers no Brasil, janeiro registrou crescimento de 2,6% em comparação ao mesmo período de 2019, o que reforça o quadro positivo em janeiro.

(Por Mercado&Consumo)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Abrasce, Shopping Center