As compras realizadas pelo e-commerce cresceram dois dígitos nesta época de Black Friday e Cyber Monday, em países da América Latina e Caribe, na comparação com 2018. Na análise entre 2018 e 2017, o aumento de compras online foi de 58%. Isso mostra a importância do virtual para os consumidores que possuem cartão de crédito na região. Os dados são de pesquisa realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA).
De acordo com a pesquisa, as compras online feitas com cartões Visa aumentaram uma vez e meia em 2018 na comparação com o mesmo período de 2017. Os países que apresentaram crescimento das compras online são: Peru, com 64%; Brasil, 63%; e Chile, 53%. A seguir, vêm Panamá, com 30%; Costa Rica, 16%; Colômbia, 13%; e República Dominicana, 13%.
Já na Cyber Monday, os países da região que se destacaram foram: Chile, com 123%, e Brasil, com 80%. Costa Rica e Panamá cresceram 26%, República Dominicana, 18% e Colômbia, 11%.
As categorias em que houve maior crescimento de compras em lojas físicas e virtuais na região em 2018 na comparação com 2017 foram eletrônicos, passagens aéreas e hospedagens. Artigos de decoração, papelaria, bolsas, carteiras e malas também cresceram.
Ao analisar apenas a Cyber Monday de 2018, as categorias em que houve maior crescimento foram: eletrônicos, entretenimento, roupas, arte, joias e ingressos para parques de diversão e recreação.
O estudo demonstra que apesar da alta do comércio eletrônico, as lojas físicas também têm crescido nestas compras sazonais na região. Em 2018, houve um crescimento geral das compras na comparação com 2017. Apenas na Black Friday, a alta foi de 11% e, na Cyber Monday, de 12%.
“Como o meio de pagamento é um elemento essencial do momento da compra, instituições financeiras e estabelecimentos comerciais têm como prioridade melhorar a experiência dos consumidores, oferecendo formas de pagamento inovadoras, rápidas, seguras e convenientes”, afirmou Javier Vázquez, Head de Consulting & Analytics da Visa América Latina e Caribe.
(Por Mercado&Consumo)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, E-commerce, Black Friday, Cyber Monday