A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, tendo se tornado uma data importante do varejo brasileiro. A ocasião já era uma forte tradição nos Estados Unidos. Agora, outra data começa a desembarcara por aqui: o Dia do Solteiro. A gigante do comércio eletrônico chinês AliExpress está investindo para consolidar a data promocional no Brasil. Celebrado em 11 de novembro, o Single’s Day movimentou globalmente US$ 30,8 bilhões em 2018 e virou a principal oportunidade de vendas do comércio chinês.
Para chamar a atenção dos brasileiros, a empresa está iniciando uma agressiva campanha de marketing, com anúncios na TV Globo e peças publicitárias espalhadas pela cidade de São Paulo. Além disso, alistou um time de influenciadores digitais brasileiros, que juntos somam 150 milhões de seguidores. Eles vão distribuir cupons de desconto e promover a marca da empresa. Outra iniciativa da companhia é sortear dois automóveis, dez unidades de iPhone 11 e dez pacotes de viagem a Trancoso (BA), com direito a acompanhante.
“É a primeira campanha de Dia dos Solteiros no Brasil. Esperamos que ele se torne tão popular quanto a Black Friday”, disse Ken Huang, líder para América Latina da AliExpress. O executivo não revela quanto espera faturar no país, mas lembra que o Brasil está entre os cinco principais mercados do site. A companhia também promete distribuir em suas redes sociais cupons de desconto que serão aplicados em itens com preços já reduzidos.
Na China, o Dia dos Solteiros é realizado desde 2009. A ideia era simples: em vez de esperar uma data especial para ganhar um presente, todo mundo poderia comprar para si seus próprios itens de desejo. Naquele ano, com foco apenas na China, a data gerou receita de US$ 7,8 milhões. Hoje, a data já é global, sendo aguardada com expectativa.
A companhia deve gastar globalmente cerca de US$ 300 milhões em cupons de desconto que poderão ser aplicados em produtos com preços já reduzidos. As promoções, porém, dependem dos sites parceiros que usam o AliExpress para vender seus produtos. A empresa diz ainda trabalhar com inteligência artificial para saber destacar quais produtos têm descontos reais.
“Já estamos monitorando aquilo que os brasileiros estão colocando no ‘carrinho’ à espera dos descontos. Pulseiras conectadas e bonecas realistas que imitam bebês devem estar entre os produtos favoritos”, disse Huang. Eletrônicos, roupas e peças para carros e bicicletas também estão entre os itens mais desejados. Para dar conta da demanda, a empresa trabalha com tecnologia para otimizar rotas e tentar diminuir o tempo de entrega da China até aqui – hoje, o prazo é estimado em cerca de 30 dias.
Para Cristina Helena Mello, pesquisadora de consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), a data tem um apelo específico e contemporâneo. “Os solteiros são um grupo de indivíduo onde o estímulo de compra pode ser mais assertivo”, afirmou.
(Por Mercado&Consumo)
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