O mercado de pets movimenta 75 bilhões de dólares ao ano nos Estados Unidos e quase 70% da população local tem animais de estimação. Ao mesmo tempo, 90% da população do país vive a menos de 15 km de distância de alguma unidade do Walmart, o que dá a dimensão do potencial de negócios do segmento para a maior rede varejista do mundo, que tem mantido sua hegemonia no setor por conta da sua vasta rede de lojas e capacidade logística.

Esses dois diferenciais serão empregados para catapultar as vendas de produtos farmacêuticos para os pets. A rede varejista lançou o WalmartPetRx.com, e-commerce farmacêutico para animais de estimação que será integrado à operação física do Walmart. A capacidade logística será utilizada para oferecer entregas em até dois dias.

Segundo o portal Chain Store Age, o Walmart vai oferecer os medicamentos também na loja física. Os 30 itens mais solicitados no primeiro mês de operação do portal de compras vão para as prateleiras da loja física.

A pesquisa da TD Ameritrade “Donos de cães da geração milênio e seus bebês peludos” aponta que os americanos gastam em média 1.285 dólares por ano com seus bichinhos. A maior parte dos gastos são com cuidados veterinários e vacinas, comida e suprimentos.

Clínicas veterinárias

O Walmart está engajado em abraçar toda a cadeia de serviços a animais de estimação. Hoje, a rede já tem 21 clínicas para pets em suas lojas físicas em seis estados dos Estados Unidos. As clínicas oferecem vacinas, exames e tratamentos contra a dor. Em 12 meses, o número deve saltar para 100 unidades.

A ideia do Walmart é ter a clínica veterinária a poucos metros da sua farmácia pet, permitindo que o consumidor saia das clínicas já com a receita de seus pets e tenham à disposição os produtos nas gôndolas do mercado.

(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, PET, Walmart