Atualmente, grandes supermercados vêm se expandindo cada vez mais. Em decorrência disso, é preciso que os empreendimentos menores tomem atitudes para se manterem firmes na concorrência. Para isso, é importante adotar uma estratégia de vendas que possa atrair clientes e alavancar o seu negócio.

Essas táticas são muito úteis e podem gerar retornos imediatos para a sua empresa. Por isso, separamos aqui as principais ações para você incorporar ao seu estabelecimento.

Quer saber mais sobre como conseguir melhorar os seus resultados e aplicar essas estratégias em seu negócio? Então, continue a sua leitura e veja melhorias em tempo recorde nos seus números!

O que é uma estratégia de vendas?

Uma estratégia de vendas é um planejamento que busca determinar como, onde e quando se deve chegar a um determinado propósito. Na hora de decidir qual é a melhor para o seu negócio, é importante considerar o ciclo de vida e os materiais dos produtos disponíveis nas gôndolas.

Dentro de uma estratégia, existem quatro fases técnicas indispensáveis para vender mais:

  • encontrar clientes potenciais;
  • adquirir esses clientes potenciais;
  • manter esses clientes;
  • aumentar as vendas.

A seguir, vamos detalhar cada uma dessas etapas. Acompanhe!

Encontrar clientes potenciais

Uma forma de aproximar os clientes do seu negócio é utilizando anúncios por via das mídias, sejam elas digitais — por meio das redes sociais — ou de veiculação em massa, como jornais, revistas, mídia exterior etc.

Essas ações fazem com que os consumidores se sintam atraídos pelos seus produtos, preços e até pela imagem transmitida durante as propagandas. Sendo assim, a partir dos investimentos direcionados para o público-alvo correto, será possível atrair muito mais pessoas para o seu mercado.

Adquirir clientes potenciais

Após conquistar os clientes e fazer com que eles contatem com a empresa, precisamos compreender as dificuldades e apresentar resoluções para o problema deles. Sendo assim, é importante sempre prestar atenção no comportamento dos consumidores, demonstrando proximidade e preocupação para criar um vínculo de confiança.

Manter os clientes e aumentar as vendas

Esses dois passos costumam estar sempre alinhados, e a base dele é o CRM (Customer Relationship Management), que nada mais é do que se antecipar à necessidade do comprador.

Para conseguir essa antecipação, são utilizados softwares específicos que trabalham com Business Intelligence e Big Data, buscando os potenciais problemas e oportunidades, visando otimizar a interação entre cliente e empresa.

O sucesso nas vendas em mercado está sempre relacionado às estratégias aplicadas, junto as ações de merchandising e um PDV (ponto de venda) estruturado corretamente.

Um ponto de venda precisa ser planejado para agradar e proporcionar uma boa experiência de compra ao consumidor, por isso, é essencial que o ambiente seja receptivo. Dessa forma, as estratégias planejadas para que o cliente realize a compra vão ser cada vez mais eficientes.

Aliado ao PDV, está o merchandising, que planeja todos os aspectos essenciais para influenciar na decisão de compra do consumidor. Esse planejamento envolve a disposição dos produtos, gôndolas, cores e caixas. Sempre pensando na maneira mais eficaz de gerar uma venda rápida, prática e com uma boa experiência para que o cliente retorne mais vezes.

Quais as estratégias de vendas mais eficazes em um mercado?

Agora, para darmos o primeiro passo na melhoria dos seus resultados a partir dessas estratégias, criamos uma lista com as principais ações que podem ser aplicadas em um mercado.

Direcionar o público para as ofertas

O público pode ser facilmente direcionado com estratégias de vendas básicas, como promoções em datas comemorativas e descontos em produtos que os consumidores já demonstraram algum interesse. Essas ações geram uma necessidade de compra, fazendo com que os clientes sintam uma urgência em adquirir um determinado artigo disponível no seu estabelecimento.

Influenciar a decisão de compras

Outra estratégia básica é trabalhar para conseguir influenciar os consumidores dentro do seu ambiente de vendas. O público é influenciado de diferentes formas diariamente, portanto, no PDV é importante contar com áreas que incluam os produtos mais vendidos do mês, as marcas mais procuradas e os itens que oferecem o melhor custo-benefício.

Esses dados podem ser apurados a partir de uma pesquisa interna com as suas informações sobre vendas ou até mesmo por meio de entrevistas com os próprios clientes no mercado.

Utilizar os sentidos para atrair clientes (Market Experience)

Também conhecido como marketing sensorial, várias empresas usam os nossos sentidos para promover vendas e gerar resultados em suas estratégias. E o melhor: muitas vezes os clientes nem se dão conta que estão sob a influência dessas ações.

Essa prática é bastante comum em áreas de perfumaria, setores de degustação de produtos e até mesmo na padaria do mercado, que é responsável por atrair os clientes apaixonados por pães quentinhos e cheirosos.

A principal estratégia usada para atrair os consumidores a partir do marketing sensorial envolve cativar o público pelo olfato. Também é comum encontrarmos campanhas que visam aflorar o lado emocional dos clientes.

Criar cartazes e displays com ofertas inovadoras

Usar com inteligência os cartazes e displays no ponto de venda é essencial para melhorar as suas vendas! Conhecer a dinâmica do seu espaço e como é o trajeto de compra dos clientes é um passo importante na hora de compreender quais são os melhores lugares para instalar essas mensagens.

Outra questão essencial que não pode ficar de fora é que esses cartazes precisam conter informações indispensáveis, como: os preços com desconto e uma imagem do produto. Dessa forma, o cliente vai conseguir localizá-lo facilmente.

Trabalhar as redes sociais para divulgar ofertas exclusivas

O mundo está cada vez mais conectado. Com a internet na palma de nossas mãos por meio dos smartphones, o público consegue acessar as suas redes sociais em poucos segundos.

Com essa facilidade, as empresas também passaram a competir pelos seus consumidores em potenciais no mundo digital e sai na frente quem consegue atrair esse público mais rápido. Sendo assim, vale a pena investir em estratégias de marketing digital para promover descontos diferenciados, gerar engajamento para ações no ponto de venda e cativar os usuários, convencendo-os a visitar o mercado.

Treinar os funcionários para prestarem um bom atendimento

Por fim, mas sem dúvidas uma das principais estratégias de vendas que influenciam drasticamente em um estabelecimento: o atendimento ao público precisa ser impecável.

Os consumidores devem se identificar com os funcionários e criar uma relação de confiança com eles. Dessa forma, na hora da compra, os seus clientes vão saber que, caso eles precisem de ajuda, o mercado vai contar com profissionais capacitados e disponíveis para o que for necessário.

Esse treinamento pode ser feito a partir de dicas de comportamentos adequados e aulas sobre como prestar um atendimento eficiente e rápido. Sem contar também com as recomendações do que não deve ser feito dentro do ambiente de trabalho, para evitar tudo aquilo que puder prejudicar a imagem do mercado perante o público.

Viu como aplicar estratégia de vendas não é tão complexo quanto parece? Quando o objetivo é crescer no mercado de atuação e melhorar o desempenho do seu estabelecimento, é necessário investir nessas questões e garantir que a sua marca seja cada vez mais reconhecida pelo público.

Gostou das nossas dicas de estratégias de vendas? Continue a sua visita em nosso blog e entenda como fazer uma divulgação de ofertas de forma atrativa para vender muito mais e melhor!

(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Pricefy