O Grupo Carrefour e a Rappi, aplicativo de delivery, firmaram parceria para a venda e entrega de itens alimentares. Ao todo, são duas modalidades oferecidas pelo serviço: ‘express’, com entrega em até 35 minutos, e ‘supermercados’, para entrega em até uma hora. Inicialmente, o serviço será atendido por meio do modelo tradicional de escolha do app em hipermercados e supermercados Carrefour.
Atualmente, o delivery do Carrefour pela Rappi já está disponível em São Paulo (SP), Barueri (SP), Santana de Parnaíba (SP), Santo André (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A expectativa é chegar a mais 12 cidades nas próximas semanas e, futuramente, em todas os municípios em que o Carrefour opera e que haja cobertura da startup – presente em 15 municípios brasileiros.
Porém, nos próximos meses, as empresas pilotam um novo modelo operacional a partir de dark stores da rede varejista, onde o próprio Carrefour fará a escolha dos produtos e a Rappi cuidará da entrega. O novo modelo traz eficiência à operação, já que o estoque, separado da área de vendas das lojas, será dedicado somente para suprir o serviço de delivery, eliminando as etapas tradicionais e garantindo ainda mais rapidez e sortimento assertivo.
Oferecendo a entrega de produtos com os mesmos preços das lojas físicas, a Rappi leva às lojas do Carrefour seus personal shoppers, profissionais preparados para escolher os melhores itens para os usuários. O cliente consegue ainda conversar em tempo real com este assistente e, inclusive, pedir foto das mercadorias para avaliá-las melhor, conseguindo fazer substituições se necessário.
Após algumas semanas de testes em janeiro deste ano, quando foi registrada demanda acima do esperado, o Carrefour disponibiliza o serviço em 12 cidades brasileiras, número que deve crescer rapidamente nos próximos meses. Em 2018, a Rappi, que conta com 13 milhões de downloads na América Latina, aumentou em sete vezes o número de produtos entregues e registrou crescimento mensal de 20% nos setes países em que atua. No Brasil, esse número foi ainda maior, ultrapassando os 30%.
O acordo, que está alinhado à estratégia multiformato e ominichannel do Grupo Carrefour Brasil, por meio da qual oferece diversas soluções para atender às necessidades de compra do consumidor e vai ao encontro do objetivo da Rappi de democratizar seu serviço e proporcionar diferentes opções aos seus usuários.
(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Rappi, Carrefour