Roberto Oliveira – Professor do Núcleo de Estudos do Varejo

No mundo, as marcas próprias crescem e conquistamcada vez mais mercados e consumidores. Foram criados50.627 produtos em 2010, 19,2% de tudo que foi lançadono mundo. No Brasil, o crescimento é notado nas principais redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, RiHappy , Decath lon , Fa rma i s , Panvel , Mak ro , D ia% ,Avon, entre outras, que lideram o desenvolvimento denovos produtos em 2011. Exemplo é o atacado distribuidor Makro, com uma forte expansão nas vendas de suasmarcas, após 41 anos, possui mais de 800 produtos pró-prios como marcas direcionando suas vendas em hotéis,restaurantes e cafeterias.

As redes de varejo criam processos cada vez mais profissionais para o desenvolvimento e gerenciamento de suasmarcas e entender o comportamento do consumidor, e assim assumirem todo controle no andamento da gestão damarca, e levar ao consumidor variedade, qualidade e preço.

Uma tendência dasempresas que vendemsuas próprias marcas éde investir fortementeem controle de qualidade, precificação e design, já que controlamum número-chave domarketing mix gerandocompetitividade.

Entre  os  principais setores hoje, cosméticos, higiene pessoal, biscoitos, refeições prontas, bolos e legumes se destacam. Entre asempresas que investem mais, Avon, Tesco, Carrefour,Marks & Spencer e Walmart, e Europa, EUA, Japão e Brasil entre os pólos desta empreeitada.

No Brasil o segmento se derivou do setor supermercadista com um preço de venda 15% mais barato e amplomovimento de consumidores em busca de novidades, oque provocou o lançamento de 1.834 novos produtos em2010, principalmente no setor de cosméticos, o que levaas mulheres como principais consumidoras. No exterior,as feiras de marcas próprias ocorrem em Chicago, nosEstados Unidos, e em Amsterdam, na Holanda, reunindomais de 3 mil empresas de 61 países, incluindo Brasil.

O objetivo é discutir interesses comuns como os rumos da área, a expansão no setor varejista e a terceiriza-ção de marcas do setor industrial, alvo principal hoje deboa parte dos investidores. São nestes encontros que novidades acontecem, e entre as novidades estão criação demarcas próprias para produtos como cigarros, cerveja,molhos exóticos e lentes de contato.

Para quem busca fazer negócio, é uma empreendimento estratégico para garantir vantagem competitiva.A melhoria na qualidade de vida, e a busca por uma vidacada vez mais saudável também tem refletido neste fenômeno. Grande tendência mundial, os produtos orgâ-nicos também se refletem nas marcas Próprias em diversas opções desde alimentos até não-alimentos direcionados a este perfil de público.

As marcas próprias cada vez mais desenham um novomodelo de negócio, uma estratégia cada vez mais diferenciada no varejo, e as empresas que entenderem queesta tendência cativa o seu consumidor, encontram neste setor uma estratégia de marketing certeira.

(Por Brasil Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo