A Amazon anunciou os resultados do terceiro trimestre deste ano e os números apontam receita de 56,6 bilhões no período, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. A varejista americana destaca a participação do marketplace e do serviço de publicidade pela Amazon Web Services (AWS) como os principais motores do crescimento.
Agora, as vendas por marketplace são responsáveis pela maioria das vendas de comércio eletrônico da Amazon, segundo a própria varejista. Neste ano, as vendas on-line da Amazon cresceram quase 30%, o dobro do crescimento total do e-commerce americano, que registra 16% de aumento em relação ao ano passado.
Omnichannel
Os resultados do terceiro trimestre apontam ainda que os serviços de entrega e coleta de mantimentos com a Whole Foods tiveram participação importante nos resultados, com destaque para o Prime Now, atualmente disponível em oito cidades dos EUA. O Prime Day também foi um sucesso, apesar de algumas falhas. As vendas foram dominadas por eletrônicos da marca, como Amazon Fire Sticks e produtos Echo.
Amazon Prime
O serviço Prime também tem papel fundamental no crescimento da Amazon. A receita total com assinaturas (incluindo Audible.com, Amazon Music e outros serviços digitais) cresceu 52% na comparação ano contra ano, chegando a 3,7 bilhões de dólares.
Os dados apontam para uma maturidade do serviço Prime, que, apesar de manter crescimento até 2020, registrará uma desaceleração. Ao final de 2020, espera-se que o serviço esteja presente em 68,7 milhões de lares americanos. Atualmente, atende 58,7 milhões de casas.
(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, Amazon, ESPM