O Walmart anunciou um novo sistema automatizado para otimizar o tempo e a eficiência das entregas de pedidos feitos pelo e-commerce. O centro de toda a operação será um robô chamado Alphabot, que será parte essencial da coleta e da separação de itens.
A tecnologia ajudará a agilizar toda a estrutura de armazenamento e distribuição, com grandes prateleiras, onde estarão os produtos, e os robôs que farão a coleta no estoque. Por meio de correias e uma mecânica de engenharia complexa, eles são transportados de forma rápida com as mercadorias, diretamente às mãos dos empregados do Walmart.
O projeto, ainda em desenvolvimento, terá seu piloto no final do ano na unidade de Salem, em New Hampshire, nos Estados Unidos. O Alphabot, fruto de uma parceria com a startup Allert Innovation, envolverá um sistema todo integrado. Além do espaço da loja, haverá uma extensão do estoque de quase 2000 m ² para abarcar a nova tecnologia e um drive-thru para os clientes esperarem a encomenda dentro de seus carros.
““Com a adição do Alphabot, nossos funcionários terão mais tempo para focar no serviço e nas vendas, considerados por eles as melhores partes do trabalho, enquanto a tecnologia irá lidar com tarefas mais mundanas e repetitivas. Isso significará menos tempo percorrendo os corredores da loja em busca de produtos e mais tempo assegurando que os clientes estejam obtendo o melhor absoluto em produtos”, afirmou o Walmart, em nota.
Abaixo, um vídeo divulgado pela startup Allert Innovation mostra como funcionará o sistema protagonizado pelo Alphabot:
(Por NoVarejo – Leonardo Pinto) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Walmart, E-commerce, Alphabot, Allert Innovation