A Via Varejo fez uma parceria com a plataforma Eu Entrego. Com a contratação dos entregadores autônomos cadastrados na empresa, as entregas dos produtos se tornaram mais ágeis e os desafios logísticos do país são contornados.  Esta tática se alia à estratégia de construir pequenos galpões em lojas físicas, os chamados “minihubs”, a fim de reduzir em 80% o tempo das entregas. A varejista de móveis e eletroeletrônicos já conta com 13 minihubs e planeja elevar esse número a 70 até o fim de agosto.

“Quando lançamos o minihub já tínhamos a pretensão de não trabalhar com transportadoras convencionais… Conversamos com várias empresas e a Eu Entrego foi a mais compatível com o nosso negócio”, disse Diclei Remorini, diretor de distribuição e pós-venda da Via Varejo.

A plataforma Eu Entrego foi criada há cerca de dois anos e tem cerca de 40 mil entregadores autônomos cadastrados, dos quais aproximadamente 10 mil estão ativos. A empresa reúne cerca de 50 clientes corporativos, incluindo outros de grande porte, como a fabricante de cosméticos Natura e a empresa de alimentos BRF. Vinicius Pessin, um dos fundadores da Eu Entrego afirmou que “a operação começou com pessoas fazendo ofertas de entregas para outras e, a partir do segundo ano, passamos a conectar negócios a entregadores autônomos”. De acordo com ele, as empresas que fazem uso da plataforma reduzem em 10 a 15% o custo da entrega, quando comparadas às transportadoras convencionais, incluindo os Correios. A remuneração bruta do entregadores cadastrados pode chegar a 4.500 reais por mês.

A Via Varejo conseguiu bons resultados na fase piloto que aconteceu em junho, com cerca de 60 entregas por dia e prazo médio de 1,4 dia de espera por entrega. “O piloto já acabou, foi um sucesso, deu muito certo e agora já estamos em fase de implementação”, disse Remorini. A maioria dos produtos entregues pela plataforma são itens leves, como celulares e eletrônicos.

Todas as lojas com minihubs serão integradas à Eu Entrego e, a partir da próxima semana, a varejista já ativará o serviço em dois minihubs por dia. A opção pela realização da entrega por meio da plataforma será feita apenas pela Via Varejo, dependendo da mercadoria e do local de destino. Não será feita cobrança diferenciada para o cliente.

Os entregadores podem escolher o transporte que utilizarão, como carro, ônibus, bicicleta ou a pé. Assim, eles podem circular durante todo o dia por cidades que tenham limitação de horários para caminhões.

A varejista também está fazendo parceria com os Correios, para a retirada de itens comprados nos canais online e lojas físicas. Essa opção já está disponível em 1.200 agências do Brasil e o número pode chegar a 3 mil. Ela estuda ainda a possibilidade de instalar armários em postos de combustível para expandir os pontos de retirada de mercadorias.

Os esforços da Via Varejo para acelerar a integração dos canais online e offline e conquistar clientes com prazos de entrega mais rápidos ocorrem num momento em que o setor se prepara para uma concorrência mais acirrada no varejo, enquanto a gigante norte-americana Amazon se movimenta para intensificar a atuação no mercado brasileiro.

(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Via Varejo