A LG Household & Health Care, divisão do conglomerado coreano para produtos de beleza, saúde e cuidados para a casa, chegou ao Brasil para competir no mercado de beleza. A companhia fez uma parceria com a Farmax, empresa brasileira de cosmética e farmacêutica com sede em Minas Gerais, para importar e distribuir os produtos em todo território nacional.

O acordo de distribuição foi assinado em 2018 e os produtos começarão a chegar nas gôndolas a partir do segundo semestre. A maior parte será importada da Coréia do Sul e outra parte do Canadá.

Para 2018, a LG H&H e a Farmax estão considerando nove marcas e aproximadamente 800 produtos, incluindo dermocosméticos, linha capilar, produtos corporais, tratamento facial, maquiagem e um detergente para lavar roupas em lenços.

Do mercado de massa a premium, os itens serão distribuídos em diversos canais, como farmácias, supermercados, atacados e lojas especializadas, como lavanderias e lojas de cuidados para a casa. Outra estratégia da empresa é investir no canal de e-commerce, por meio de própria plataforma e marketplace.

Bruno Amaral, Diretor de Novos Negócios do Grupo Farmax, disse:  “A LG Household & Care está expandindo globalmente e nós identificamos uma grande oportunidade no Brasil usando o canal de distribuição da Farmax, para oferecer os produtos. Estamos preparados para competir neste mercado tão concorrido”.

Como parte da estratégia, a Farmax abriu novo escritório em São Paulo, que será o responsável pelo negócio.

A companhia é a maior fabricante de cosméticos e produtos para cuidados pessoais e para casa da Coreia do Sul e a 10ª maior empresa do mundo. A empresa opera em mais de 20 países, seja com subsidiárias ou por meio de alianças internacionais. No último ano fiscal de 2017, a empresa cresceu 5,6% frente ao ano anterior, atingindo faturamento de US$ 5,54 bilhões.

Segundo TH, Kim, Vice-Presidente da LG Household & Health Care, “o Brasil é um dos mercados de cosméticos mais importantes do mundo, onde a LG H&H pretende ter uma forte presença nos próximos cinco anos. Nosso negócio de cosméticos está crescendo globalmente, com forte presença nos países da América do Norte e Ásia. A LG H&H e a Farmax trabalharão juntas para atingir metas de longo prazo. Estamos muito confiantes em fazer bons negócios no Brasil.”

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos de beleza a higiene do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Segundo a empresa de pesquisas Euromonitor, o setor foi responsável por movimentar R$ 106,3 bilhões em vendas no ano passado, uma alta de 3,2% sobre 2016.

Na América Latina, o país representa 49,1% de participação de mercado, segundo dados referentes a 2016 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC.

(Por Mercado&Consumo) varejo, retail lab, ESPM, núcleo de varejo, LG