Depois de três anos seguidos de queda, o varejo brasileiro cresceu 6% em 2017. Para 2018, a expectativa é que o segmento cresça 3,2%, segundo projeções da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Um sinal dessa retomada é a chegada de marcas internacionais ao Brasil, entre elas, a Kiabi, marca francesa de vestuário com preços acessíveis, pertencente à família Mulliez. Mesma família que detém as empresas Leroy Merlin e Decathlon.
A primeira loja, que inaugura em agosto, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, seguirá o formato de megastore, com cerca de 1500 metros quadrados, e peças que custarão a partir de R$ 15. A rede de fast-fashion possui 500 lojas físicas em 15 países diferentes e está apostando no Brasil para iniciar seu processo de expansão na América Latina. Para esta missão, escolheu as tecnologias da TOTVS para suportar a sua operação.
Como a legislação brasileira é bastante complexa e específica, a Kiabi optou por não tropicalizar o seu software próprio, usado globalmente em todas as outras unidades. Por conta disso, a rede escolheu a tecnologia para PDV e o ERP completo da TOTVS. Além disso, a companhia também usará a solução de Business Intelligence, o TOTVS Smart Analytics, que consolida as informações gerenciais em dashboards dinâmicos e intuitivos e permite tomada de decisão muito mais segura para os relatórios de vendas.
“Estudamos o mercado brasileiro e possíveis fornecedores por três ou quatro anos até encontrar na TOTVS as soluções que responderiam, de forma completa, ao compliance do governo brasileiro. Também optamos por concentrar o nosso estoque no interior de São Paulo e precisávamos que tudo se comunicasse perfeitamente, de maneira totalmente integrada”, explica Marie Charlotte, líder de IT da Kiabi.
O software de gestão da TOTVS é totalmente integrado ao PDV e passará a ser responsável por gerenciar, consolidar e controlar todas as informações referentes às obrigações fiscais e acessórias do Brasil e, desta forma, permitir que a Kiabi realize as suas vendas para seu público em conformidade com as leis. A ferramenta também disponibiliza recursos para a gestão de compras, controle de estoque e inclui funcionalidades analíticas para avaliar e planejar as estratégias do negócio.
Ao todo, foram adotados 15 PDV fixos e 2 PDV mobiles por loja, para movimentar cerca de 80 mil produtos por mês – que passarão pelos caixas de forma rápida e sem erros. A solução de ponto de venda da TOTVS oferece uma interface amigável e pensada em recursos que facilitem o monitoramento de caixa de lojas, para que operador tenha as informações dos produtos organizadas, controle os processos de compra e venda e deixe tudo mais planejado com equipamentos de qualidade e modernos.
Como o foco da Kiabi é democratizar a moda e torná-la acessível para todos os tipos de público, mantendo a qualidade nos produtos, a tecnologia é essencial para apoiar a manutenção da sua eficiência e baixo custo operacional, objetivos que são favorecidos com as soluções adquiridas.
Até novembro, outra unidade será inaugurada no estado de São Paulo, e a previsão é que cheguem em 40 lojas nos próximos 5 anos. Fundada em 1978, a rede movimenta €2 bilhões anualmente e comercializa em média 275 milhões de peças distribuídas em seis coleções anuais, inspiradas em tendências das passarelas.
(Por Decision Report) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Kiabi