Os varejistas online correm o risco de perder mais de R$ 11 bilhões de reais ao não oferecer atendimento adequado na hora da venda, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Freshworks. Mais de 48 milhões de brasileiros compraram mercadorias pela internet em 2016, tornando o Brasil o líder de mercado na América do Sul.
Embora as estatísticas para 2017 não estejam disponíveis, o valor de 2016 representou um aumento de 22% em relação ao ano anterior, indicando que o mercado também está crescendo exponencialmente. Os varejistas, no entanto, precisam se adaptar para maximizar sua renda.
O estudo realizado pela Toluna em nome da Freshworks, abordou mais de 500 compradores online no Brasil e descobriu que dois em cada três abandonaram a compra por não receberam o suporte adequado.
Enquanto 68,91% dos entrevistados disseram que sua compra cancelada valia entre R$ 1 e R$ 200, outros 23,45% disseram que o valor do seu pedido estava entre R$ 501 e mais de R$ 3001. Com o valor médio de cada compra abandonada estimado em R$ 350, pode-se calcular multiplicando este número por 66% do total de compradores online no Brasil em 2016 que o mercado potencial perdido equivale a pelo menos R$ 11 bilhões de reais.
“O varejo online está crescendo no Brasil, mas o que as empresas precisam aprender rapidamente é que, se não fornecerem a seus clientes um bom suporte durante o processo, ele não hesitará em abortar uma compra”, disse Girish Mathrubootham, fundador e CEO da Freshworks, que tem mais de 150.000 clientes em todo o mundo, incluindo Universidade de Harvard, Pearson, Hewlett-Packard e Decathalon. “É por isso que nós da Freshworks fornecemos softwares simples e fáceis de usar que permitem que os varejistas ofereçam suporte 24 horas aos seus clientes em uma grande variedade de plataformas.”
O estudo também descobriu que mais da metade dos brasileiros (54%) pesquisados acreditam que atendimento e suporte ao cliente de qualidade são fatores cruciais quando fazem uma compra online. E qual é o modo preferido de comunicação? Bem, enquanto e-mail é o meio preferido (57,7%), pouco à frente dos chats (52,72%), telefonemas (46,89%) e mensagens diretas (37,16%) – via WhatsApp por exemplo – são populares também. No entanto, talvez seja necessário evitar que os clientes usem as mídias sociais (14,01%), pois todas as críticas e reclamações sejam visíveis para o público em geral.
“Nosso software de suporte ao cliente da Freshworks é intuitivo, rico em recursos e acessível, permitindo que os usuários simplifiquem suas conversas em um só lugar, automatizem o trabalho repetitivo e colaborem com outras equipes para resolver problemas mais rapidamente”, disse Mathrubootham. “Como sabemos agora, em um setor onde um serviço ruim ao cliente pode custar às empresas brasileiras mais de R$ 11 bilhões, apoiar os compradores online é absolutamente essencial, então por que não facilitar o máximo possível?”
(Por Decision Report) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Ecommerce