A rede britânica de supermercados Sainsbury’s fechou a compra da rede Asda, operação do Walmart no Reino Unido, nesta segunda-feira, 30 de abril. A transação é estimada em aproximadamente 7,3 bilhões de libras (cerca de 35 bilhões de reais) e irá criar o maior grupo de supermercados do Reino Unido por valor de mercado, ficando à frente da rede Tesco, até então líder na região, segundo informam os veículos de comunicação internacionais.

Com a fusão, que está sujeita a aprovações, o que inclui o órgão local de concorrência e mercado, o Walmart ficará com 42% do capital social da nova empresa. O Walmart também deve receber 3 bilhões de libras em dinheiro. Tanto o Walmart quanto o Sainsbury’s tratam do acordo como uma fusão e não uma aquisição, mas o Sainsbury’s será o acionista principal do negócio.

O acordo em dinheiro e em ações também abre uma potencial saída para o Walmart do negócio, considerando que o Asda, que foi adquirido pela rede estadunidense em 1999, vem tendo dificuldades para avançar no mercado à medida que redes de hard discount (a exemplo das alemãs Aldi e Lidl) ganham a atenção dos clientes, conforme publicou a Reuters.

De acordo com informações do Walmart, a transação cria um negócio “mais competitivo, adaptável e resiliente”, além de estar “melhor posicionado para investir em preço, qualidade, variedade e formas mais flexíveis para os clientes comprarem”.

Já o Sainsbury’s afirmou que a combinação vai gerar sinergias de pelo menos 500 milhões de libras (cerca de 2,4 bilhões de reais) e irá possibilitar o corte de preços de vários itens em aproximadamente 10%.

(Por Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Sainsbury’s, Asda