A Glovo, startup espanhola de entregas rápidas, iniciou as operações no Brasil. O lançamento integra um plano estratégico que tem como objetivo fortalecer a marca na América Latina, logo após a abertura de operações na Argentina, Chile e Peru. A partir de uma joint venture com a plataforma de mobilidade urbana Cabify, na América Latina, a empresa pretende colocar em prática o modelo de “Multidelivery on-demand” que, já é consagrado em países como Espanha e Itália e expande o conceito de entregas rápidas com preços mais competitivos. No país, a startup chega praticando entregas com taxa fixa de R$ 6,90 nos primeiros 3 meses de operação.

A startup foi criada em fevereiro de 2015, pelo empresário e engenheiro aeroespacial Óscar Pierre, inspirado por modelos de negócios como o do Airbnb. O app permite comprar, receber e enviar qualquer item em poucos minutos dentro de uma mesma cidade. Hoje, são mais de 3,5 mil estabelecimentos associados à marca – como o McDonald’s que, na Itália e Espanha têm o app como parceiro exclusivo de entregas, além de 4 mil “glovers” (apelido dos entregadores) espalhados por mais de 25 cidades ao redor do mundo. “Permitimos que, a qualquer momento, todo tipo de estabelecimento comercial se conecte aos perfis dos usuários da Glovo, otimizando o tempo e transformando a forma como os clientes adquirem novos produtos e os recebem em suas casas”, explica Pierre.

A empresa iniciará as operações no Brasil com foco em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro, mas possui planos para chegar a 12 cidades até o mês de junho. Os “glovers” poderão se cadastrar na plataforma para realizar entregas de motocicleta, podendo ser remunerados de acordo com o número de pedidos atendidos, tempo e distância percorrida.

O Country Manager da Glovo no Brasil será Bruno Raposo, ex-Peixe Urbano e ImóvelWeb. “O mercado de delivery no Brasil tem crescido acima de 10% nos últimos anos e muitos empresários estão atentos a esta demanda. Assim, acreditamos que o país tem grande potencial para se tornar um dos nossos maiores mercados nos próximos anos”, analisa o executivo. Ele destacou também que a joint-venture com a Cabify prevê que a Glovo assuma a operação do Cabify Express, serviço de entregas rápidas.

A Glovo não se restringe à entrega de comida, é dividida em sete categorias de serviços, atendendo parceiros como farmácias, supermercados, lanchonetes e restaurantes, além de outros de diversas naturezas. O aplicativo traz a função “o que quiser”, através da qual o usuário pode solicitar qualquer produto com assistência de um tipo de “concierge” pessoal. Ao escolher por esta funcionalidade, a startup assume a mediação do contato entre o comprador e fornecedor, de forma a levantar as especificações exatas dos itens requisitados e monitorar todo o serviço, da aquisição à entrega das encomendas ao cliente.

O modelo de negócio da startup contempla uma rede de suporte aos clientes, composta por call centers terceirizados e equipe de atendimento, os “glovers” passam por palestras informativas oferecidas pela startup.

(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Glovo