A GNC (General Nutrition Center), uma das maiores fabricantes de polivitamínicos dos Estados Unidos, teve parte de suas ações adquiridas pela Harbin Pharmaceutical Group Holding Co., mais conhecida como Hayao, holding chinesa que atua no varejo farmacêutico.

A chinesa investirá 300 milhões de dólares na GNC, tornando-se a maior acionista da rede americana e proprietária de 40% do seu estoque. A Hayao poderá ocupar cinco das onze cadeiras do conselho da GNC nos Estados Unidos.

Segundo o portal Chain Store Age, a GNC e a Hayao concordaram em formar uma joint venture para a fabricação, comercialização, venda e distribuição de produtos da GNC na China.

Maior mercado de suplementos do mundo

A aquisição é um socorro financeiro à rede americana, que enfrenta problemas de financiamento de suas atividades nos Estados Unidos e encontra saída na abundância de dinheiro do mercado chinês.

Além disso, a GNC avança sobre o maior mercado de suplementos do mundo, o mercado chinês, que dá a perspectiva para a rede de barrar o declínio das vendas nos Estados Unidos nos últimos anos.

(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, farmácia, GNC, General Nutrition Center