A comparação é com o mês anterior e se refere a volume. Em relação a julho de 2010, a evolução foi de 4,5%. Nos primeiros sete meses, chegou a 3,9%. Já no acumulado dos últimos 12 meses o crescimento foi de 5,1%, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada nesta terça-feira, 13/09, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Essa expansão fez o setor puxar a alta de 1,4% no volume de vendas do comércio todo em julho ante junho. Nilo Lopes, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, explica que a melhora nas vendas dos supermercados se deve ao comportamento menos agressivo dos preços dos alimentos. “Não resta dúvida. Como é um item muito pesado, contribuiu muito mais para a taxa do que móveis e eletrodomésticos, que subiram 4,1%. Supermercados pesam três vezes mais”, diz.
O técnico do IBGE ressaltou que o setor de móveis e eletrodomésticos vem mantendo taxas de crescimento semelhantes às do ano passado. “A mudança de posição da classe menos favorecida para uma classe mais alta resultou nesse aumento. Isso vem com uma demanda reprimida”, afirmou.
(Por Redação SM e Agência Estado)