Os smartphones são apontados como o principal PDV do varejo num futuro próximo, mas ainda são usados muito mais para fazer consultas do que para concretizar operações. Uma pesquisa da Addressy foi atrás dos motivos que levam os consumidores a interromper as compras por celular. Segundo a pesquisa, quatro em cada dez consumidores, ou 39%, têm problemas para inserir seus dados pessoais na hora de completara operação via telefone celular a ponto de abandonar o processo. Esse é o maior motivo de abandono de produtos no carrinho.
Em seguida, com 35%, a incapacidade de ver com detalhes o que se está comprando por causa do tamanho da tela do celular é o motivo da interrupção do processo. Perda de conexão é responsável por 33% das operações abortadas. Outros 27% interrompem a operação por problemas para acessar o pedido. Os 8% restantes apontam outros motivos.
A pesquisa compreende consumidores digitais dos EUA, Reino Unido e Alemanha e foi divulgada pelo portal eMarketer.
“…Apenas olhando”
Outro estudo, realizado pela SaleCycle no ano passado, aponta que um terço dos consumidores afirmam interromper o processo de compra e largar o objeto no carrinho por que estavam apenas olhando. Outros 18% queriam comparar preços e apenas 4% relataram algum tipo de problema técnico responsável por desestimular a compra.
Mesmo diante dos problemas técnicos ou da falta de celeridade para estimular as compras mais impulsivas, as vendas via mobile totalizaram 1,37 trilhões de dólares em todo o mundo ao longo de 2017, o que representa 58,9% das vendas digitais. Isso representa um salto nos últimos dois anos. Em 2015, o m-commerce respondia a 40,2% do total de vendas on-line.
(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM