A Black Friday registrou altas expressivas no e-commerce em 2017. Levantamento da VTEX, empresa global de digital commerce, apontou que o crescimento de vendas das lojas de quinta-feira (pré-evento) até segunda-feira (Cyber Monday) foi de 32%.

A plataforma, que sustenta mais de 2.300 lojas online em 20 países, processou mais de um milhão de pedidos somente no final de semana do evento. Moda e Acessórios foi a categoria que teve o maior volume absoluto de pedidos, seguido por Eletrônicos e Eletrodomésticos, Saúde e Beleza, Utilidades Domésticas, Brinquedos e Autopartes. Destes, o segmento de Eletrônicos e Eletrodomésticos foi o que gerou o maior faturamento puxando o ticket médio das transações para R$ 630.

A principal constatação foi que o Black Friday começou mais cedo em 2017, com muitos varejistas iniciando as vendas como Black Week e alguns deles antecipadamente por aplicativos. Entre a segunda e quinta-feira pré-evento, registrou-se um crescimento de quase 50% em relação ao ano anterior, atingindo 46% na quinta, quando o movimento nas lojas online já era bastante forte em anos anteriores.

VTEX atende a mais de 2.300 lojas online, em 20 países, que juntas processam mais de 18 milhões de pedidos e movimentam mais de $2 bilhões de dólares por ano, cerca de 22% do ecommerce nacional.

Sobre a VTEX

A VTEX é a verdadeira plataforma Cloud Commerce™ no mercado de varejo digital com escala automática da infraestrutura elástica e cloud que aumenta as taxas de conversão, diminui os custos operacionais e gera fidelização com os consumidores. Utilizando de sua exclusiva tecnologia patenteada Smartcheckout™, uma segura e intuitiva ferramenta sem obrigação de criação de senha durante o processo, a VTEX é a melhor opção para o varejo digital. Empresas que utilizam VTEX observam em média 54% de aumento de conversão e redução significativa no abandono de carrinhos. A plataforma VTEX é utilizada por mais de 2.300 lojas virtuais em 20 países e possui clientes globais corporativos como Sony, Disney, Walmart, Danone, Whirlpool, Coca-cola, Lancôme, AVON e LEGO. VTEX é uma empresa presente no Quadrante Mágico da Gartner, no relatório de Comércio Digital 2017. VTEX é uma plataforma end-to-end, totalmente adaptável, omnichannel que mantém o passo no mesmo ritmo da evolução das expectativas dos clientes.

(Por MISASI RELAÇÕES PÚBLICAS) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM