Um mês após anunciar a entrada no segmento de eletrônicos no Brasil, a Amazon.com.br abre nesta sexta-feira a operação no segmento de casa e cozinha, com uma seleção de 90 mil produtos, como liquidificadores e batedeiras.
Também no mês passado, a B2W — que reúne Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato — ampliou o Submarino Prime, serviço que garante a compra de 160 mil produtos com frete grátis e entrega rápida, a todas as cidades das regiões Sul e Sudeste. Antes, era restrito a Rio, São Paulo e Belo Horizonte.
Segundo relatório do JP Morgan, esse movimento está em linha com o desejo do consumidor, já que para o consumidor brasileiro, os fatores mais relevantes na decisão de compra pela internet são: preço, qualidade de produto e frete grátis.
A expansão da atuação da Amazon traz ainda mais desafios às empresas brasileiras com maior participação no comércio eletrônico no país. Em 2016, as vendas por e-commerce equivaleram a 4,7% do total, contra uma fatia de 12,1% nos Estados Unidos e de 19,6% na China, segundo o relatório do JP Morgan. A previsão é que, em 2021, esse percentual no Brasil suba de 4,7% para 5,8%.
O marketplace de eletrônicos da gigante da internet já conta com 110 mil produtos, entre smartphones, tablets e outros. Na operação de livros, que foi como começou a história da Amazom.com.br, são mais de 5 milhões de e-books e mais de 13 milhões de títulos impressos. No segmento de casa e cozinha estarão itens de fabricantes como KitchenAid, Mondial e Philco, além de produtos de marcas do varejo brasileiro como Imaginarium e Etna.
(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM