A Amazon.com começará a entregar pacotes não apenas à porta dos clientes, mas também dentro das residências.
O novo serviço, chamado Amazon Key, consiste na instalação de uma fechadura inteligente na porta do cliente e de uma nova câmera de segurança da Amazon para registrar os movimentos do entregador, anunciou a empresa nesta quarta-feira. A Amazon também venderá a Cloud Cam como um aparelho independente, o primeiro passo da gigante do comércio eletrônico no mercado de segurança doméstica, onde competirá com nomes tradicionais, como Netgear, e com outras recém-chegadas, como a Nest Labs, da Alphabet.
As portas só se abrirão para a entrega se o motorista em questão passar pela verificação do sistema da Amazon, e o motorista nunca receberá chaves nem códigos para destravar as portas manualmente. O serviço é um benefício disponível apenas para os usuários do serviço de assinatura Prime e custa a partir de US$ 250. O In-Home Kit inclui a Amazon Cloud Cam e uma das várias fechaduras inteligentes produzidas pela Yale e pela Kwikset.
“O Amazon Key oferece ao cliente a tranquilidade de saber que a encomenda foi entregue com segurança e estará esperando por ele em sua casa”, disse Peter Larsen, vice-presidente de tecnologia de entrega, em comunicado.
O serviço Amazon Key será disponibilizado em 37 cidades dos EUA a partir de 8 de novembro. A Amazon oferecerá também a instalação gratuita dos kits. A Cloud Cam, se vendida separadamente, custará US$ 120. A exemplo da concorrente Nest Cam, do Google, a câmara possibilita o monitoramento remoto de residências, comunicação bidirecional e gravação de vídeo pela web.
A nova oferta é a mais recente tentativa da Amazon, que tem sede em Seattle, de se inserir no dia a dia das pessoas e facilitar a obtenção de produtos. Embora os aparelhos não sejam o principal negócio da Amazon, eles são um importante meio de acesso ao universo de serviços que a empresa oferece. O alto-falante Echo, compatível com o assistente digital ativado por voz Alexa, oferece aos clientes a possibilidade de fazer compras rapidamente, enquanto Kindles, tablets e aparelhos de TV transmitem conteúdos da Amazon, como músicas e filmes.
Negócios familiares
O Amazon Key também abre as portas para uma futura integração com fornecedores de serviços domésticos, como faxineiros e cuidadores de animais, nos próximos meses. A empresa pretende oferecer aos proprietários de residências a possibilidade de permitir que terceiros entrem, prestem um serviço e saiam, deixando a casa trancada de forma segura. Durante o serviço, o cliente pode monitorar tudo e dialogar com o contratado usando a Cloud Cam da Amazon.
Entre as marcas que já fecharam acordo para entrar em residências por meio do Amazon Key estão a Merry Maids, da ServiceMaster Global Holdings, e a cuidadora de animais Rover.com.
Amigos e familiares também poderão entrar na casa dos usuários. Usando o aplicativo Key da Amazon, uma pessoa com autorização prévia pode receber permissão para entrar em uma residência, mas o proprietário mantém o controle sobre a frequência de entradas e a duração das estadias.
Com a colaboração de Mark Gurman
(Por Bloomberg – Nate Lanxon) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM