O índice que mede os estoques do varejo da região metropolitana de São Paulo registrou alta de 9,2% em outubro, quando comparada com o mesmo mês do ano passado. Já a quantidade de empresários que considera o seu nível de estoque adequado alcançou 54,2%, mantendo acima da metade pelo sexto mês consecutivo.

Na comparação mensal, o índice caiu 1,9% em outubro, quando comprado a setembro. O momento é visto pela instituição como uma preparação do varejo para as vendas de fim de ano.

Percepção

A quantidade de empresários que acredita que está com os estoques acima do adequado caiu e resultou em 32% neste mês. Já os que afirmam estar com o nível abaixo do ideal cresceu 13,7%.

A instituição explicou que, na comparação anual, “os estoques abaixo do adequado aumentaram mais do que caiu a proporção de estoques acima, e isso, na média, elevou um pouco a inadequação geral, mas por bons motivos – já que pode ser resultado de um aumento das vendas”.

Melhorias

A Federação diz ainda que o resultado dos estoques aponta para uma recuperação do varejo paulista. “os analistas e o mercado financeiro (e também investidores nacionais e estrangeiros) estão otimistas para o ano que vem, inclusive com relação aos possíveis desdobramentos eleitorais diante de um ambiente político com mais estabilidade”, conclui.

(Por NoVarejo – Mariana Lima) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM