Pessoas de todo o mundo usam o Airbnb para alugar seus apartamentos para hóspedes. Às vezes, elas irritam donos de edifícios e proprietários nesse processo. Agora, o Airbnb se envolverá mais diretamente no lado imobiliário do assunto.
A empresa com sede em São Francisco anunciou que está trabalhando com a Newgard Development Group, uma incorporadora imobiliária com sede em Miami, para projetar um prédio de apartamentos com 324 unidades que levará o nome do Airbnb. Inquilinos serão encorajados a sublocar seus espaços na internet, e hóspedes terão acesso a comodidades típicas de hotéis.
É o último passo para a legitimação do site, disse JaJa Jackson, diretor de parcerias globais do Airbnb. “Estamos tentando garantir que casas não sejam divididas nas sombras”, disse ele. “Esta parceria mostra como proprietários, incorporadoras e o Airbnb podem trabalhar juntos.”
O edifício com a marca do Airbnb se encaixa em uma estratégia de longo prazo para conquistar incorporadores imobiliários e empresas de administração de imóveis que têm se resistido a permitir aluguéis do Airbnb.
Desde a fundação da startup, em 2008, proprietários afirmam que ela infringe as leis de zoneamento e opera como um hotel ilegal. Críticos também disseram que a abundância de aluguéis aumenta os custos da moradia e perturba as vizinhanças.
Para calar as críticas, o Airbnb começou a oferecer, no ano passado, às grandes empresas de administração de prédios uma fatia da receita dos anfitriões.
A empresa, avaliada em US$ 31 bilhões, permite aos proprietários que concordarem em convertê-la no site exclusivo de aluguel para inquilinos receberem até 15 por cento dos resultados dos anfitriões nos prédios deles.
O acordo de compartilhamento de lucros está pensado para encorajar proprietários a terem o compromisso de permitir que inquilinos usem o Airbnb sem repercussões.
O primeiro prédio no novo empreendimento, chamado Niido Powered by Airbnb, ficará em Kissimmee, Flórida. Ele terá entrada sem chave e serviços concierge on demand, como faxina e armazenamento de bagagem. Inquilinos poderão sublocar as unidades deles exclusivamente no Airbnb por um máximo de 180 noites por ano, disseram as empresas.
O Airbnb ajudará com o design, mas não terá uma participação no edifício. A Newgard ficará com parte dos lucros gerados pelos aluguéis do Airbnb e planeja construir espaços semelhantes no sudeste dos EUA.
O Airbnb disse que prevê a inauguração do complexo na Flórida no primeiro trimestre do ano que vem.
Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Bloomberg.
(Por Exame – Olivia Zaleski) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM